Bahia

Cerca de 30 cães morrem com cinomose na Chapada Diamantina

Animais morreram em Palmeiras, no Vale do Capão

Por Da Redação
Ás

Cerca de 30 cães morrem com cinomose na Chapada Diamantina

Foto: Pixabay

Cerca de 30 cães, entre animais que tinham tutores e outros em situação de rua, morreram contaminados com cinomose em Palmeiras, na região da Chapada Diamantina. A doença é altamente infecciosa que pode enfraquecer o sistema imunológico e comprometer a respiração, causando vômitos, diarreias e convulsões.

Proprietária de um pet shop da cidade, Morgana Andrade detalha que o primeiro caso de animal infectado com a cinomose foi registrado há três meses. Atualmente, cerca de 20 animais são tratados na unidade de saúde da loja e outros seis já morreram.

Segundo Morgana, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmeiras recebeu um documento dos protetores da cidade com os dados sobre o surto da doença.

"Existem muitos casos ainda subnotificados, principalmente com animais de rua que não receberam atendimento veterinário. Os números que contabilizamos são de tutores e moradores que avisam quando um animal morre. Animais de rua estão contaminados e disseminando o vírus", disse Morgana à TV Globo. 

Segundo Carolina Falcão, médica veterinária do município, cerca de 80% a 90% dos animais que forem infectados na região devem morrer. 

Em nota, o secretário de Saúde de Palmeiras, Sálvio Leão, pediu que os tutores vacinem os pets. O titular da pasta destaca, no entanto, que a secretaria de saúde, governos do estado e federal não disponibilizam o imunizante para a cinomose. 

Não foi apresentado um plano para proteger os animais em situação de rua. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.