Cerca de 4 estados brasileiros assumem 80% do desmatamento da Amazônia
Pará, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia registraram 8213km² de área desmatada
Foto: Reprodução
Um levantamento divulgado nesta segunda-feira (18), realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) revela que cerca de quatro estados da Amazônia Legal foram responsáveis por 84,13% do desmatamento na região. Os dados são do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes).
Entre agosto de 2018 e julho de 2019, o Pará liderou o desmate da floresta, seguido por Mato Grosso, Amazonas e Rondônia. Neste mesmo período, o desmatamento na Amazônia foi de 9.762 km² e os quatro estados responderam por uma área desmatada de 8.213 km².
Realizado desde 1988, o levantamento do Prodes é o responsável por medir as taxas anuais de desmatamento no Brasil. Todavia, a informação publicada nesta segunda ainda é preliminar: como em todos os anos, o Inpe revisará o dado no primeiro semestre de 2020 e chegará à taxa consolidada.
O Prodes faz seu mapeamento com imagens dos satélites Landsat, CBERS e ResourceSat. O sistema consegue quantificar as áreas desmatadas maiores que 6,25 hectares. Também registra o chamado "corte raso" das florestas, que é a remoção completa da cobertura florestal primária.