Cerca de 5 toneladas de espécie invasora são removidas da Baía de Todos-os-Santos
Coral bioinvasor Chromonephthea braziliensis é uma ameaça a fauna e flora nativas e altera a cadeia alimentar

Foto: SEMA/INEMA e PRÓMAR
Cerca de cinco toneladas da espécie invasora, octocoral Chromonephthea braziliensis, foi removida das águas da Baía de Todo-os-Santos, por uma força-tarefa que mirou em pontos críticos da costa da Ilha de Itaparica, na última quarta-feira (17).
A Prefeitura de Itaparica, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) desenvolveu a ação que tinha o intuito de controlar os impactos gerados pela espécie. Ao total, foram retirados 5.549,57 quilos de organismos invasores: 2.939,42 kg na primeira etapa, na Ponte da Marinha, e outros 2.610,15 kg na segunda.
A remoção do coral invasor é importante para a preservação dos ecossistemas marinhos.
O secretário de Meio Ambiente de Itaparica, Luís André Reis Rocha, afirmou que, “Esse trabalho é resultado de uma união de forças e demonstra que, com parcerias sérias e planejamento técnico, é possível enfrentar ameaças ambientais com responsabilidade”.