Cerca de 790 mil segurados do INSS aguardam perícia médica presencial
Maioria dos pedidos envolvem o BPC e auxílio-doença
Foto: Reprodução/Tribuna Online
Ao menos 790,3 mil requerimentos de segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aguardam, atualmente, a realização de perícias médicas presenciais. O serviço ainda não retornou completamente por causa de um impasse entre os profissionais de saúde e o próprio INSS, que já autorizou a abertura gradual das agências.
Dentre os processos que aguardam o trabalho dos peritos, 96,6% são pedidos de benefícios por incapacidade temporária (auxílio-doença) e do BPC (Benefício de Assistência à Pessoa com Deficiência). Sendo 369,7 mil requerimentos de auxílio-doença e outros 393,6 mil do BPC. Os dados foram levantados pelo IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário).
A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho informou que nessa segunda-feira (28), 69% dos peritos médicos que deveriam voltar retornaram ao atendimento presencial. Foram realizadas, até a tarde de ontem, 5.716 perícias presenciais. Esses atendimentos ocorreram em 189 das 227 agências de Previdência que deveriam ter perícia médica.