• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • CFM move ação na Justiça contra cotas na residência médica em hospitais universitários

CFM move ação na Justiça contra cotas na residência médica em hospitais universitários

Exame Nacional de Residências foi feito no dia 20 de outubro; Ebserh defende ações afirmativas em seleção de formandos

Por Da Redação
Ás

CFM move ação na Justiça contra cotas na residência médica em hospitais universitários

Foto: CFM/Divulgação

O Conselho Federal de Medicina (CFM) ingressou com uma ação civil pública na Justiça contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) por causa da reserva de 30% das vagas para pessoas com deficiência, indígenas, negros e residentes em quilombos, na distribuição de vagas dos aprovados no Exame Nacional de Residência (Enare). 

A ação corre na 3ª Vara Cível de Brasília, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), segundo informações da Agência Brasil.

Em nota, o CFM afirma que as cotas vão fomentar “a ideia de vantagens injustificáveis dentro da classe médica” e que “esse mecanismo vai criar discriminação reversa”. O conselho defende que a seleção para residência médica seja baseada “no mérito acadêmico de conhecimento”. 

A Ebserh respondeu às críticas lembrando que as reservas de vagas estão previstas em lei e há respaldo do Supremo Tribunal Federal (STF) ao “critério étnico-racial na seleção para ingresso no ensino superior público”. 

A empresa vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que administra 45 hospitais universitários federais, diz que as regras do Enare visam “garantir que o acesso aos programas de residência reflita a diversidade demográfica do Brasil e contribua para um sistema de saúde mais inclusivo e equitativo.”

O concurso foi realizado no dia 20 de outubro em 60 cidades, e ofereceu 4.854 vagas de residência médica e mais 3.789 vagas de residência multiprofissional em hospitais e outras áreas profissionais da saúde. 

Os resultados do exame serão divulgados no dia 20 de dezembro. Em 7 de janeiro de 2025 será publicado o resultado da análise curricular. As notas definem quem ocupará as vagas disponíveis. A partir de 21 de janeiro, começam as convocações. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário