Redação Enem 2024: lei que obriga ensino afro-brasileiro nas escolas não é aplicada em mais de 70% das cidades
Dados foram divulgados em estudo realizado pelo Instituto Alana e Geledés Instituto da Mulher Negra
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O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, aplicada neste domingo (3), focou nos “desafios para a valorização da herança africana no Brasil". No país, sete em cada dez secretarias municipais de educação não colocam em prática a lei que determina o ensino da história afro-brasileira.
Os dados foram divulgados no ano passado, em um estudo realizado pelo Instituto Alana e Geledés Instituto da Mulher Negra. A Lei 10.639 tornou o ensino obrigatório nas escolas há 21 anos.
Apenas 29% das secretarias têm ações consistentes e perenes de atendimento à legislação. Outros 53% fazem atividades esporádicas, projetos isolados ou em datas comemorativas, como no Dia da Consciência Negra. 18% não realizam nenhum tipo de ação. As secretarias que não adotam nenhuma ou poucas ações, juntas, somam 71%.
“[O resultado da pesquisa] mostra que não se leva a sério uma legislação, uma política pública. É compreensível que enfrentamos período longo sem investimento na área, o que não pode ser visto como justificativa. Não dá para ter uma educação de qualidade se não pensar em um ensino antirracista, uma sociedade mais justa, se não tiver uma educação antirracista”, disse a consultora em Educação de Geledés, Tânia Portella, na divulgação do estudo.
Nos municípios onde a legislação é efetivamente cumprida , as redes de ensino públicas têm estruturas administrativas, há regulamentações locais, dotações orçamentárias e periodicidade na realização de ações para atender às Diretrizes Curriculares Nacionais para as Relações Étnico-Raciais.
O levantamento ouviu gestores de 1.187 secretarias municipais de educação, o que corresponde a 21% das redes de ensino dos municípios.
Redação enem
No Enem, a redação contou com seis textos motivadores, entre eles a definição do dicionário da palavra 'herança', provérbio africano sobre a origem das pessoas e trecho do um samba-enredo da Mangueira.
Os candidatos precisam escrever um texto dissertativo-argumentativo e apresentar cinco competências: 1) domínio da escrita formal da Língua Portuguesa; 2) compreensão do tema e não fugir da proposta da redação; 3) organização das ideias; 4) coesão e coerência; 5) proposta de intervenção.