• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • CGU derruba medida de Bolsonaro que limitava críticas de servidores ao governo nas redes sociais
Brasil

CGU derruba medida de Bolsonaro que limitava críticas de servidores ao governo nas redes sociais

O ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho, já havia manifestado compromisso com a revisão do documento

Por Da Redação
Ás

CGU derruba medida de Bolsonaro que limitava críticas de servidores ao governo nas redes sociais

Foto: Divulgação/CGU

A Controladoria-Geral da União (CGU) revogou na última segunda-feira (23), a nota técnica estabelecida na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que impedia servidores públicos federais de manifestarem opinião nas redes sociais sobre determinados temas relacionados ao local de trabalho.

Em termos práticos, a medida revogada tinha o objetivo de cercear o comportamento dos servidores, adequando a conduta à ideia de “ser leal às instituições a que servir”. A medida impedia a “manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição a que é vinculado”, mediante o uso das redes sociais.

O ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho, já havia manifestado compromisso com a revisão do documento, em razão da controvérsia do tema e de sua possível afronta ao direito constitucional de livre manifestação do pensamento.

“A CGU preza pela defesa dos direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal, bem como pela manutenção dos valores e do regime democrático”, explicou o órgão.

Ainda segundo o órgão, não foram identificados, no âmbito do Poder Executivo Federal, processos ou mesmo sanções disciplinares que tenham utilizado como fundamento a nota técnica revogada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.