CGU recomenda que servidores envolvidos nos atos criminosos em Brasília sejam punidos
Órgãos e entidades do Poder Executivo foram orientados a instaurar procedimentos administrativos
Foto: Reprodução
A Controladoria-Geral da União (CGU) informou, na noite de segunda-feira (9), que vai orientar que os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal a instaurar procedimentos administrativos para “apurar e punir exemplarmente servidores públicos federais” que tenham participado dos atos criminosos contra os Três Poderes no domingo (8), na capital do país.
Na tarde de domingo, milhares de manifestantes ocuparam a Esplanada dos Ministérios e invadiram o Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto. Todas as sedes foram depredadas.
Após os atos, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, afastou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), por 90 dias.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também decretou intervenção federal e nomeou Ricardo Cappelli como o interventor da segurança pública da capital.
Veja a nota da CGU
“Diante dos nefastos fatos ocorridos neste domingo, dia 08 de janeiro, a Controladoria-Geral da União (CGU) informa que orientará todos os órgãos e entidades do Poder Executivo federal a proceder à devida instauração de processos administrativos para apurar e punir exemplarmente servidores públicos federais que, tendo participado dos atos de invasão de repartições e depredação do patrimônio público, atentaram contra os deveres de lealdade às instituições e de moralidade administrativa que devem orientar a atuação do agentes públicos e, principalmente, contra o Estado Democrático de Direito, os quais poderão ser demitidos por lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional.”