• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Chance de pautar projeto que concede anistia a condenados pelo 8 de janeiro é 'zero', diz Motta a aliados

Chance de pautar projeto que concede anistia a condenados pelo 8 de janeiro é 'zero', diz Motta a aliados

Segundo aliados, Motta não vê motivos para que o projeto seja pautado

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Chance de pautar projeto que concede anistia a condenados pelo 8 de janeiro é 'zero', diz Motta a aliados

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Interlocutores do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmaram, nesta quinta-feira (27), que a chance dele pautar no plenário da Casa o projeto que concede anistia aos condenados por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. 

Segundo informações da GloboNews, a avaliação foi realizada após aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) terem manifestado à defesa do projeto, que buscam aprovar o projeto na primeira quinzena de abril.

Porém, segundo aliados, Motta entende que não existem motivos para que o projeto seja pautado. O presidente da Câmara avalia que, caso seja o projeto pautado, haverá um desgaste em sua relação com o presidente Lula (PT), de quem tem se aproximado nos últimos tempos.

Sem 'clima' para votar o projeto

Já o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse à GloboNews que o governo não vê "clima" na Casa para votar o projeto. Para ele, a Câmara deve se dedicar a pautas que interessem mais ao país.

"Eu acho que não tem clima para votar. É um erro querer levar esse debate agora ao plenário. Interdita o diálogo que está sendo feito com muita articulação entre o presidente da Câmara e os líderes partidários", declarou o deputado federal.

"O processo não foi concluído no Supremo, não é hora de empurrar isso na pauta, vai complicar, dificultar a discussão de projetos importantes para o país, como a isenção do Imposto de Renda [para quem ganha até R$ 5 mil], além de outras pautas", concluiu.

Julgamento do STF

Na última quarta-feira (26), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados réus por tentativa de golpe, abolição violenta do estado democrático de direito e organização criminosa.

O Supremo entendeu que, além da relação direta com a trama golpista, que buscava impedir a posse de Lula como presidente e manter Bolsonaro no poder, os réus também possuem ligação direta com os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Após a decisão do STF, o líder da oposição na Câmara, Zucco (PL-RS), afirmou que é esperado que a oposição vote a proposta da "PEC da Anistia" no início de abril.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário