• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Chefe da ONU cobra ações urgentes na Cúpula para a Ação Climática
Mundo

Chefe da ONU cobra ações urgentes na Cúpula para a Ação Climática

Guterres diz que se recusa a ser cúmplice de destruição da Terra

Por Da Redação
Ás

Chefe da ONU cobra ações urgentes na Cúpula para a Ação Climática

Foto: Agência Brasil

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, abriu nesta segunda-feira (23) o Encontro de Cúpula sobre Ação Climática, em Nova York, falando que não será “uma testemunha silenciosa do crime de condenar o presente e destruir o direito a um futuro sustentável.”

Ao falar da Cúpula da Juventude sobre o Clima, realizada no sábado (21), Guterres disse que “os jovens estão oferecendo soluções e cobrando prestação de contas e ação urgentes”. Ele afirmou que a sua geração “falhou com a responsabilidade de proteger o planeta” e que isso deve mudar. Segundo ele, a mudança climática é causada pelas pessoas, e as soluções devem vir delas.

O chefe da ONU afirma que é preciso “ligar a mudança climática a um novo modelo de desenvolvimento, uma globalização justa, com menos sofrimento, mais justiça e harmonia entre as pessoas e o planeta.”

Ele também disse que “tudo tem um custo, mas o maior custo é não fazer nada.” Para ele, “o mais caro é subsidiar uma indústria de combustíveis fósseis que está morrendo e construir mais centrais de carvão.” 

O encontro reúne mais de 80 líderes internacionais de governos, setor privado e da sociedade civil. Para Guterres, não há mais tempo para conversas, mas sim para ação.

Veja mais

> Bolsonaro chega a Nova York para Assembleia Geral da ONU

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário