• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Espanha: justiça autoriza governo a exumar restos mortais de ditador que estavam em um monumento
Mundo

Espanha: justiça autoriza governo a exumar restos mortais de ditador que estavam em um monumento

Família do ditador havia entrado na Justiça para impedir exumação

Por Da Redação
Ás

Espanha: justiça autoriza governo a exumar restos mortais de ditador que estavam em um monumento

Foto: Reprodução | Juan Medina/Reuters

Nesta terça-feira (24), o Supremo Tribunal da Espanha tomou uma decisão que permite a exumação dos restos mortais do ditador Francisco Franco de um monumento no país chamado Vale dos Caídos.

Tal local virou um lugar de peregrinação para simpatizantes de Franco, general que assumiu o governo em 1939, após o fim da Guerra Civil, e permaneceu no poder até 1975, quando morreu. 

Após o acontecido, a Espanha se tornou uma democracia.

A iniciativa de exumar os restos mortais foi do primeiro-ministro Pedro Sánchez, do Partido Socialista, mas a família de Franco e três 
entidades entraram na Justiça para impedir a retirada da ossada.

"Apenas os restos mortais de pessoas que morreram em resultado da Guerra Civil Espanhola ficarão no Vale dos Caídos", disse, em agosto do ano passado, a vice-chefe de governo, Carmen Calvo. “Um ditador não poder ter uma tumba de Estado em uma democracia consolidada como a espanhola. É incompatível", declarou Calvo.

Com a decisão, o cadáver de Franco será retirado de uma basílica que fica no monumento do Vale dos Caídos e levado para um cemitério em que fica a cerca de 23 quilômetros ao norte de Madri, onde estão os restos de sua mulher.

Com isso, o governo garante que vai exumar os restos mortais do ditador assim que o Supremo dê a palavra final.

E de acordo com o jornal "El País", não há nenhum impedimento para executar a ação. No entanto, há a possibilidade de a família entrar com um pedido de suspensão cautelar e também questões de licença para fazer alterações na basílica onde Franco está enterrado. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário