Chega a São Paulo quarto voo da FAB com 211 repatriados do Líbano

Voos como esse são importantes porque mostram o papel do Brasil internacionalmente, segundo o comandante da aeronave

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Chega a São Paulo quarto voo da FAB com 211 repatriados do Líbano

Foto: Reprodução/FAB

O quarto voo da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável por resgatar brasileiros do Líbano, pousou às 07h11 deste sábado (12) na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos. Saindo de de Lisboa, em Portugal, às 21h05 de ontem, o voo transportou 211 passageiros, entre eles, 12 crianças de colo. Desde o início da Operação Raízes de Cedro, 885 pessoas já foram repatriadas pelo governo brasileiro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou a ação a partir do  acirramento do confronto entre Israel e o grupo Hezbollah, que atua no Líbano. A logística de repatriação envolve o uso de aeronaves e de servidores da Força Aérea Brasileira e um intenso trabalho de articulação do Itamaraty. Segundo o governo federal, a comunidade brasileira no Líbano tem cerca de 20 mil pessoas, dos quais cerca de três mil manifestaram desejo de retornar ao Brasil. 

Rafael Oliveira Bertholdo, o major-aviador e comandante da aeronave, diz que o voo foi tranquilo e alguns passageiros expressavam um sentimento de gratidão por terem saído da região do conflito. Já outros estavam nervosos com a situação. 

O major também ressaltou que voos como esse são importantes porque mostram o papel do Brasil internacionalmente. “Acho importante a questão da empatia e da ajuda ao próximo que o governo brasileiro, por meio da Força Aérea, está prestando a todo cidadão. Isso é o que importa”. 

“Me sinto feliz, honrado e grato [por participar dessa operação], com o sentimento de ser útil para a nação e de ser um orgulho para a minha família”, completou.

Um quinto voo de repatriação saiu de São Paulo ainda hoje com destino a Portugal. “São mais nove horas e meia de voo até chegarmos a Portugal novamente, para então ter a troca de tripulação e um novo voo para o Líbano”, explicou o major.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário