Temporais no estado de SP deixam sete mortos e três gravemente feridos, diz Defesa Civil
Sistemas de energia elétrica e de abastecimento de água foram afetados
Foto: Reprodução
Sete pessoas morreram e outras três ficaram gravemente feridas, durante o temporal que atingiu o estado de São Paulo na noite de sexta (11). O balanço foi divulgado neste sábado (12) pela Defesa Civil estadual.
Em Bauru três pessoas morreram, sendo um homem, uma mulher e uma criança, após a queda de um muro. O cachorro da família também foi atingido e morreu. Outras duas pessoas foram atingidas pela queda de um muro em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, e chegaram a ser socorridas, mas não resistiram.
Além delas, a queda de uma árvore em um condomínio no bairro do Campo Limpo causou a morte de uma pessoa na capital paulista e deixou outra ferida. Em Diadema, na Grande São Paulo, uma pessoa também foi atingida por uma árvore, no bairro Casa Grande, e morreu.
No total, 98 municípios do estado registraram fortes chuvas. As rajadas de vento registradas na região metropolitana atingiram recorde de velocidade desde 1995, com ventos que chegaram à casa de 107,6 km/h.
Desde a noite de sexta, até a manhã de sábado, o Corpo de Bombeiros registrou cerca de 150 chamados para atendimentos de quedas de árvores na Grande São Paulo.
Mais de 12 horas depois do temporal, vários bairros da cidade permanecem sem energia elétrica neste sábado. Segundo a empresa Enel, que fornece energia, o temporal deixou 2,1 milhões de clientes da Enel sem energia na Grande SP desde sexta.
A falta de energia afetou a distribuição de água em regiões de São Paulo, São Bernardo do Campo, São Caetano, Santo André e Cotia. Estações elevatórias e boosters - equipamentos que transportam a água para locais mais altos - foram prejudicadas.
Pousos e decolagens no Aeroporto de Congonhas foram suspensos das 19h53 às 20h12, segundo a Aena. A empresa também informou que "recomenda que os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas para verificar a situação do seu voo".
Em Guarulhos, cinco voos foram cancelados e outros 15 voos que iriam pousar no Aeroporto Internacional de São Paulo foram desviados. Segundo a concessionária GRU Airport, o aeroporto está operando para pousos e decolagens.
Leia também:
• Tempestade causa apagão em diversos bairros de São Paulo e 3 mortes em Bauru