"Chegamos num momento crítico", afirmam nutricionistas clínicos do Hospital Geral Roberto Santos
As dietas prescritas estão sendo descumpridas por falta de alimentos básicos

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Os nutricionistas clínicos do Hospital Geral Roberto Santos emitiram uma nota, nesta terça-feira (22), para denunciar a prestação de serviço de alimentação, destinada a funcionários e pacientes da unidade. Segundo eles, a conduta "má" não é "pactuada" com a categoria.
"Chegamos num momento crítico, no qual os pacientes dificilmente recebem suas refeições de forma segura, necessária e adequada ao seu tratamento, contrariando o planejado pela equipe de nutricionistas de assistência, o que implica no comprometimento do seu quadro clínico e, consequente, aumento do tempo de internamento hospitalar", disseram eles contra a empresa terceirizada Sabore, contratada há 4 anos.
Eles continuaram afirmando que as dietas prescritas não estão sendo descumpridas por falta de alimentos básicos. O Hospital tem recebido queixas de alimentação mal cozidos, sem sabor.
"Vale ressaltar, também, que o quadro de funcionários é insuficiente para atender adequadamente a unidade hospitalar, visto que ocorrem inúmeros atrasos e erros na execução da prescrição nutricional, fato este agravado ainda pelas paralisações decorrentes dos atrasos no pagamento dos salários", completou.
Confira a nota completa:
Nós, Nutricionistas Clínicos do Hospital Geral Roberto Santos – HGRS, vimos, através deste, externar a nossa indignação e deixar registrado que NÃO PACTUAMOS com a má prestação de serviço de alimentação, destinada a funcionários e pacientes desta unidade, fornecida pela empresa TERCEIRIZADA SABORE, contratada sub judice, há 4 anos.
Problemas vêm ocorrendo desde que esta assumiu o serviço, tendo se agravado consideravelmente no último ano. Chegamos num momento crítico, no qual os pacientes dificilmente recebem suas refeições de forma segura, necessária e adequada ao seu tratamento, contrariando o planejado pela equipe de nutricionistas de assistência, o que implica no comprometimento do seu quadro clínico e, consequente, aumento do tempo de internamento hospitalar.
Dietas prescritas estão sendo descumpridas por falta de alimentos/itens básicos (arroz, leite, café, frutas, legumes, proteínas, talheres, quentinhas, dentre outros), os quais, muitas vezes estão sendo adquiridos no mesmo dia para preparo e distribuição, gerando atrasos e oferta de uma alimentação de péssima qualidade, preparada às pressas, mal cozidos, sem sabor, com insetos e corpos estranhos, que culmina em baixa aceitação dos pacientes e servidores. Também ocorre ausência de suplementos nutricionais e dietas enterais (oferecidas via sonda), que culminam em substituições incompatíveis com a proposta terapêutica.
Vale ressaltar, também, que o quadro de funcionários é insuficiente para atender adequadamente a unidade hospitalar, visto que ocorrem inúmeros atrasos e erros na execução da prescrição nutricional, fato este agravado ainda pelas paralisações decorrentes dos atrasos no pagamento dos salários.
É comum observarmos seus colaboradores (funcionários da citada empresa) ansiosos, estressados, queixosos, insatisfeitos, chorosos e nos pedindo ajuda, e por estes motivos, vêm solicitando desligamento da SABORE.
Reiteramos que tais problemas existem desde o início das suas atividades nesta unidade, que constantemente fazemos as notificações e solicitações de correções destes problemas sem retorno satisfatório.
Atenciosamente,
Nutricionistas do HOSPITAL GERAL ROBERTO SANTOS.
Governo investiga
O Governo da Bahia, em nota, afirmou que, em virtude dos questionamentos relacionadas à Sabore, a auditoria do SUS e a vigilância sanitária estadual estão apurando os fatos a fim de averiguar e sanar quaisquer irregularidades. O governo ainda afirma que investiu R$ 8 milhões em uma nova estrutura de cozinha e refeitório, que será inaugurada nos próximos dias.