• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • "Chegamos num momento crítico", afirmam nutricionistas clínicos do Hospital Geral Roberto Santos

"Chegamos num momento crítico", afirmam nutricionistas clínicos do Hospital Geral Roberto Santos

As dietas prescritas estão sendo descumpridas por falta de alimentos básicos

Por Da Redação
Ás

"Chegamos num momento crítico", afirmam nutricionistas clínicos do Hospital Geral Roberto Santos

Foto: Reprodução

Os nutricionistas clínicos do Hospital Geral Roberto Santos emitiram uma nota, nesta terça-feira (22), para denunciar a prestação de serviço de alimentação, destinada a funcionários e pacientes da unidade. Segundo eles, a conduta "má" não é "pactuada" com a categoria. 

"Chegamos num momento crítico, no qual os pacientes dificilmente recebem suas refeições de forma segura, necessária e adequada ao seu tratamento, contrariando o planejado pela equipe de nutricionistas de assistência, o que implica no comprometimento do seu quadro clínico e, consequente, aumento do tempo de internamento hospitalar", disseram eles contra a empresa terceirizada Sabore, contratada há 4 anos.

Eles continuaram afirmando que as dietas prescritas não estão sendo descumpridas por falta de alimentos básicos. O Hospital tem recebido queixas de alimentação mal cozidos, sem sabor.

"Vale ressaltar, também, que o quadro de funcionários é insuficiente para atender adequadamente a unidade hospitalar, visto que ocorrem inúmeros atrasos e erros na execução da prescrição nutricional, fato este agravado ainda pelas paralisações decorrentes dos atrasos no pagamento dos salários", completou. 

Confira a nota completa:

Nós, Nutricionistas Clínicos do Hospital Geral Roberto Santos – HGRS, vimos, através deste, externar a nossa indignação e deixar registrado que NÃO PACTUAMOS com a má prestação de serviço de alimentação, destinada a funcionários e pacientes desta unidade, fornecida pela empresa TERCEIRIZADA SABORE, contratada sub judice, há 4 anos.

Problemas vêm ocorrendo desde que esta assumiu o serviço, tendo se agravado consideravelmente no último ano. Chegamos num momento crítico, no qual os pacientes dificilmente recebem suas refeições de forma segura, necessária e adequada ao seu tratamento, contrariando o planejado pela equipe de nutricionistas de assistência, o que implica no comprometimento do seu quadro clínico e, consequente, aumento do tempo de internamento hospitalar.

Dietas prescritas estão sendo descumpridas por falta de alimentos/itens básicos (arroz, leite, café, frutas, legumes, proteínas, talheres, quentinhas, dentre outros), os quais, muitas vezes estão sendo adquiridos no mesmo dia para preparo e distribuição, gerando atrasos e oferta de uma alimentação de péssima qualidade, preparada às pressas, mal cozidos, sem sabor, com insetos e corpos estranhos, que culmina em baixa aceitação dos pacientes e servidores. Também ocorre ausência de suplementos nutricionais e dietas enterais (oferecidas via sonda), que culminam em substituições incompatíveis com a proposta terapêutica.

Vale ressaltar, também, que o quadro de funcionários é insuficiente para atender adequadamente a unidade hospitalar, visto que ocorrem inúmeros atrasos e erros na execução da prescrição nutricional, fato este agravado ainda pelas paralisações decorrentes dos atrasos no pagamento dos salários.

É comum observarmos seus colaboradores (funcionários da citada empresa) ansiosos, estressados, queixosos, insatisfeitos, chorosos e nos pedindo ajuda, e por estes motivos, vêm solicitando desligamento da SABORE.

Reiteramos que tais problemas existem desde o início das suas atividades nesta unidade, que constantemente fazemos as notificações e solicitações de correções destes problemas sem retorno satisfatório.

Atenciosamente,

Nutricionistas do HOSPITAL GERAL ROBERTO SANTOS.

Governo investiga

O Governo da Bahia, em nota, afirmou que, em virtude dos questionamentos relacionadas à Sabore, a auditoria do SUS e a vigilância sanitária estadual estão apurando os fatos a fim de averiguar e sanar quaisquer irregularidades. O governo ainda afirma que investiu R$ 8 milhões em uma nova estrutura de cozinha e refeitório, que será inaugurada nos próximos dias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário