Cheias no rio São Francisco alertam para ribeirinhos

Nível do rio está 8,92 metros acima do normal em cidades baianas

Por Da Redação
Ás

Cheias no rio São Francisco alertam para ribeirinhos

Foto: Reprodução / G1

Os municípios ribeirinhos ao São Francisco na Bahia, Barra, Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Ibotirama e Morpará, desde a terça-feira (25), estão fazendo parte do Sistema de Alerta Hidrológico (SAH) do Departamento de Hidrologia do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM). 

Lançado em dezembro do ano passado, o SAH tem parceria da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), através da Rede Hidrometeorológica Nacional, acompanhando inicialmente localidades mineiras.

Por conta da elevação do nível do rio em toda sua extensão, provocada pelas chuvas intensas em algumas regiões da Bahia e em Minas Gerais, onde estão os principais tributários do rio, os municípios baianos também foram incluídos no sistema.

Segundo o monitoramento, em Bom Jesus da Lapa, que assim como os demais municípios baianos, o nível do rio estava na terça 8,92 m acima do normal, com vazão média de 5.980 m³/s, conforme a Estação Fluviométrica da ANA.

Os cuidados são justificados principalmente pela abertura das comportas da usina hidroelétrica de Três Marias (MG) pela operadora local (Cemig), cujas águas contribuem com as cheias na calha principal, com impacto inicial no trecho até a barragem de Sobradinho.

Conforme o acompanhamento do SAH, os municípios mineiros de Pirapora, São Romão, São Francisco e Pedras de Maria da Cruz  foram os primeiros a indicar cota de inundação nas últimas semanas, com tendência de se estabilizar nos próximos dias. Na Bahia a onda de cheia está chegando às cidades ribeirinhas, pela expectativa da elevação dos níveis da água.

As informações do sistema são encaminhadas às administrações municipais, através das equipes de Defesa Civil que estão à frente da operação para avisar da necessidade dos ribeirinhos saírem das casas, bem como ajudar nas mudanças e abrigamento.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário