• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Chesf anuncia redução da vazão da Barragem de Sobradinho no norte da Bahia
Bahia

Chesf anuncia redução da vazão da Barragem de Sobradinho no norte da Bahia

Defluência passará de 4 mil m³ para 3 mil m³ por segundo

Por Da Redação
Ás

Chesf anuncia redução da vazão da Barragem de Sobradinho no norte da Bahia

Foto: Reprodução

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) iniciou, na manhã desta terça-feira (7), o trabalho de redução da vazão do volume de água no lago de Sobradinho, norte da Bahia. Com isso, a defluência passará de 4 mil m³ para 3 mil m³ por segundo.

Entretanto, as famílias ribeirinhas que precisaram deixar suas casas para abrigos da prefeitura, seguem sem previsão de retorno às suas residências.

Atualmente, a barragem tem a ocupação de 76% da sua capacidade. As previsões são de chuvas com pouca intensidade na região. Há pouco menos de um mês, alguns locais ainda estavam submersos, mas já começam a voltar a normalidade.

Apesar da diminuição, a Chesf pontua que as regiões ribeirinhas na calha principal do rio devem continuar desocupadas, sob o risco de chuvas que pode fazer a vazão voltar a subir, caso seja necessário.

Lembre o caso

O Rio São Francisco invadiu a orla de Juazeiro, no norte da Bahia, após a vazão da barragem de Sobradinho apresentar um patamar similar ao registrado no ano de 2022, quando chegou a liberar 4.000m³ por segundo, maior dos últimos 12 anos.

Inicialmente, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) afirmou que liberaria 2.800 m³/s e atingiria 3.500 m³/s dias depois. A liberação foi realizada por conta das chuvas na região.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.