Chevrolet Spin Activ ou JAC T80: duelo entre SUV e a perua
Custo benefício da Chevrolet enfrenta a versatilidade do SUV chinês
Foto: Divulgação
No Nordeste a Chevrolet Spin é prova viva de sua versatilidade como carro compacto de sete lugares: é a rainha dos carros de aplicativo e taxistas, mas num mercado cada vez mais disputado por utilitários esportivos a bola da vez não está com a Chevrolet quando o assunto é veículo de sete lugares. As famílias têm optado por modelos como
Mitsubishi Outlander, Toyota SW4, Peugeot 5008 e Tiguan All Space, além de opções ainda mais caras como Volvo XC 90 e Audi Q7. Tem de tudo, e nesta matéria o Farol da Bahia avalia duas opções bem distintas que tem em comum o custo beneficio.
Testamos por 500km a Chevrolet Spin Activ7 e por outro lado o JAC T80, SUV lançando no início deste ano que propõe bom custo benefício por um valor menor. A conclusão é que são feitos para clientes diferentes, com orçamentos diferentes e preferências bem distintas.
Spin é conservadora
A Spin Activ é o carro mais barato de sete lugares vendido no país. É equipada com motor 1.8 SPE/4 ECO 4 cilindros com até 111 cv (etanol) com câmbio automático de seis marchas. Rodamos por cerca de 500km a bordo da Spin Activ7 e registramos uma média de 9,8km/l na cidade e 13,1km/l na estrada, sempre com gasolina. O motor é antigo mas confiável e rende velocidade média com conforto de rodagem. Nas saídas e retomadas, a Spin não deixa a desejar, explorando ao máximo sua potência com o câmbio que atua bem. Ainda assim desempenho não é seu forte graças ao motor limitado. A suspensão absorve bem buracos e valetas e por ser compacta e mais baixa que é um SUV tem boa dinâmica mesmo sem controle de estabilidade e tração.
Conforto
O conforto é outro ponto positivo do carro mas sem exageros. A Chevrolet melhorou o acesso ao último banco com trilhos e um sistema simples de rebatimento que é fácil de usar. Para rodar na cidade vai bem e também acomoda as crianças mas adultos certamente vão reclamar. Por sorte há espaço para bagagem pequena mesmo com o terceiro banco montado.
Tecnologia
A Spin Activ7 vem com kit multimídia Mylink e sistema OnStar e espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay, facilitando a vida do usuário sem excesso de cores e funções.
JAC T80 é o grande inovador
O T80 representa a maturidade da JAC Motors no país e exibe grande portee um estilo arrojado e evoluído. Conhecido como S7 na China onde ele é fabricado, parece feito para quebrar preconceitos.
Motor é o 2.0 turbo de 210 cv com um câmbio automatizado de seis marchas e dupla embreagem, suficiente para empurrar com animação seus 1.725kg distribuídos em 4,78m de comprimento. Também rodamos com ele por pouco mais de 500 quilômetros em percursos urbanos e rodoviários. Mesmo não sendo esportivo dá para notar que acelera com vigor chegando a tracionar na segunda marcha mas na suspensão inclina um pouco nas curvas e joga a carroceria especialmente na traseira já que não tem tração integral. As médias de consumo foram boas: 10,2km/L na cidade e 12km/l na estrada com gasolina, seu único combustível.
Conforto
O T80 tem amplos bancos em couro e elétricos na dianteira (além de memória para o motorista), boa ergonomia e ajuste em altura no volante mas sem acerto de profundidade. A terceira fileira tem mais espaço mas não evita que as pernas fiquem suspensas e os mais altos correm o risco de encostar a cabeça no teto. Com bancos armados, há espaço mínimo no porta malas. No entanto quem viaja nos bancos “comuns” sempre terá espaço à vontade no T80 com túnel central baixo, tomadas e entradas USB além de saída do ar condicionado traseira.
Tecnologia
O JAC T80 tem seis airbags, painel digital configurável, faróis com acendimento automático e luzes diurnas de LED, piloto automático, freios ABS com disco nas quatro rodas, chave presencial com partida por botão, o ar-condicionado automático digital bizone e os controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas. Tem multimídia de 10” e clister de 12,3” totalmente digital além de som Infinity. Poderia ter alerta de mudança de faixa e recursos de direção semiautonoma que seus concorrentes têm em faixa superior de preço.
R$ 50 mil de diferença
Se pode comparar a Chevrolet Spin e o JAC T80? Certamente não pois foram feitos para consumidores em mundos diferentes mas com o mesmo propósito.
A Chevrolet é tradição de uma receita simples de motorização mas versátil na proposta. Não é grandalhona, as mudanças no motor 1.8 melhoraram o consumo e a adoção de trilhos nos bancos da segunda fileira (uma solução que a antiga Zafira já tinha) melhorou o acesso ao terceiro assento. Não há luxo mas ela cumpre com racionalidade seu papel por R$ 88,5 mil.
O JAC T80 surpreende mesmo sem disputar espaço com a Chevrolet. É grande e vai levar os sete passageiros com folga e conforto. Vem bem equipado, é tecnológico e o motor chega a ser arisco para um carro tão grande. Fica devendo recursos que seus concorrentes mais caros já tem, mas entrega a qualidade esperada e ainda tem seis anos de garantia. O preço é R$ 139,9 mil.