China define meta de crescimento de 5% para 2023
Segundo divulgação, orçamento militar será de US$ 224 bilhões
Foto: Pixabay
A China estabeleceu uma meta oficial de crescimento econômico de “cerca de 5%” para 2023. O novo número foi divulgado no último domingo (26), com a abertura da reunião anual do Congresso Nacional do Povo (NPC), a legislatura do carimbo do país, em um relatório de trabalho do governo.
O evento político ocorre anualmente. O valor da meta do PIB é um dos elementos mais observados, em particular este ano, quando a China emerge de sua política economicamente desgastante de Covid zero.
A China também divulgou seu orçamento militar anual para 2023, que aumentará 7,2%, para cerca de 1,55 trilhão de yuans (US$ 224 bilhões), de acordo com um projeto de relatório orçamentário divulgado com a abertura do NPC.
O PIB da China cresceu apenas 3% em 2022, falhando amplamente a meta oficial de “cerca de 5,5%”, principalmente devido às restrições prolongadas da Covid. Foi a segunda taxa de crescimento anual mais baixa desde 1976, atrás apenas de 2020 – quando os surtos iniciais de Covid quase paralisaram a economia.