Mundo

China deve colaborar no cessar-fogo, aponta chanceler ucraniano

Em telefonema, o representante chinês pediu à Ucrânia e à Rússia para crise por meio de negociações

Por Da Redação
Ás

China deve colaborar no cessar-fogo, aponta chanceler ucraniano

Foto: Li Tau/Xinhua

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, afirmou na última terça-feira (1), que a China está “prontos para buscar uma solução pacífica” em negociações diplomáticas em relação ao conflito vivido pela Rússia e a Ucrânia. As informações são da CNN.

Mais cedo, Kuleba informou ter tido um telefonema com o colega chinês, Wang Yi, em que o mesmo não tratou o ato militar da Rússia na Ucrânia de “invasão”, mas afirmou que a China respeita a soberania e a integridade territorial de todos os países e solicitou que o conflito fosse resolvido por meio de negociações diplomáticas.

Kuleba, que está ficando em um local não revelado na Ucrânia, afirmou à CNN que “apelou ao ministro das Relações Exteriores chinês para tirar vantagem de sua influência sobre Putin, de suas relações com a Rússia, para instar Putin a parar esta guerra imediatamente”.

Ao ser questionado sobre informações sobre a China apoiar uma resolução diplomática para o conflito, o alto diplomata ucraniano afirmou que “o envolvimento construtivo da China é possível” e citou a abstenção da China de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU condenando a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário