• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • China libera entrada de carne brasileira que estava retida por caso de vaca louca
Economia

China libera entrada de carne brasileira que estava retida por caso de vaca louca

Segundo Ministério da Agricultura, valor chega a US$ 1 bilhão

Por Da Redação
Ás

China libera entrada de carne brasileira que estava retida por caso de vaca louca

Foto: Reprodução/Pixabay

O governo da China liberou a entrada de milhares de toneladas de carne brasileira que estavam retidas nos portos do país desde a confirmação de um caso de doença da vaca louca no Pará, em 22 de fevereiro. O mercado chinês ficou fechado por aproximadamente um mês e foi totalmente reaberto às exportações brasileiras em 23 de março.

No entanto, Pequim impedia o desembaraço aduaneiro da carne que havia chegado nos portos locais com data de abate posterior ao registro do caso de vaca louca. Agora, o governo chinês liberou cerca de 40 mil a 50 mil toneladas que estavam retidas. De acordo com estimativas do Ministério da Agricultura, o valor chega a US$ 1 bilhão.

Segundo informações da CNN, a liberação beneficia principalmente pequenos e médios frigoríficos. O governo brasileiro foi informado sobre a liberação pela Administração Geral da Aduana Chinesa (GACC) na noite de segunda-feira (26).

O caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), popularmente conhecida como mal da vaca louca, registrado em fevereiro era considerado atípico. Não houve transmissão da doença entre o rebanho e ela surgiu organicamente em um animal mais velho. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário