• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Chuvas atingem 52 municípios do RS e deixam quase 500 pessoas desalojadas e em abrigos

Chuvas atingem 52 municípios do RS e deixam quase 500 pessoas desalojadas e em abrigos

Cidades no estado registraram volumes de chuva acima da média para o mês em um dia

Por Da Redação, Agência Brasil
Ás

Atualizado
Chuvas atingem 52 municípios do RS e deixam quase 500 pessoas desalojadas e em abrigos

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Ainda se recuperando das chuvas intensas de abril e maio, O Rio Grande do Sul (RS) voltou a ser atingido por tempestades ao longo desta semana. Os temporais deixaram cerca de 349 pessoas desalojadas e 143 em abrigos, segundo dados divulgados pela Defesa Civil do estado no sábado (28).

Ao todo, 52 cidades e 16.166 pessoas foram afetadas pelas chuvas. Até o momento, não há feridos, mortos nem desaparecidos. Na quarta-feira (25), municípios como Camaquã e São Lourenço do Sul, no Sul do estado, enfrentaram volumes de precipitação acima da média para todo o mês de setembro.

Em Piratini, moradores da cidade fotografaram pedras de gelo com até 7 centímetros de diâmetro e quase 200 gramas que caíram sobre o município. Em Bagé, uma casa desabou e os imóveis vizinhos foram esvaziados devido ao risco de desmoronamento.

A Defesa Civil emitiu um alerta de tempestades e instabilidades a partir da madrugada de segunda-feira (30). A previsão inclui pancadas de chuvas com trovoadas e possibilidade de queda de granizo pequeno. 

A população pode se cadastrar para receber alertas meteorológicos. Para isso, é necessário enviar o Código de Endereço Postal (CEP) da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que forem divulgadas.

Também é possível se cadastrar via WhatsApp. Neste caso, é preciso registrar o telefone (61) 2034-4611 ou clicar neste link. Em seguida, a pessoa deve interagir com o robô de atendimento enviando um simples "Oi". Após essa primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra de seu interesse para receber as mensagens.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário