• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Chuvas na Bahia geram perdas de vacinas e remédios em ao menos 17 cidades
Bahia

Chuvas na Bahia geram perdas de vacinas e remédios em ao menos 17 cidades

Algumas cidades perderam todos os medicamentos, como Jucuruçu e Itororó

Por Da Redação
Ás

Chuvas na Bahia geram perdas de vacinas e remédios em ao menos 17 cidades

Foto: Divulgação

De acordo com o levantamento do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-Ba)  pelo menos 17 cidades tiveram perdas de vacinas, remédios, equipamentos ou insumos hospitalares por causa das enchentes no estado.

Algumas cidades chegaram a  perder todas as doses de vacinas ou medicamentos. Esse é o caso de Jucuruçu e Itororó, municípios localizados no sul da Bahia.

"Em alguns locais, 100% de todo o medicamento e de todas as vacinas foram perdidas, porque algumas secretarias municipais de saúde e os depósitos de medicamentos ficaram embaixo d’água completamente", disse o governador Rui Costa.

Segundo o gestor, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está acompanhando a situação.  “Já pedimos a medicação à Sesab. Organizamos uma central que está dando suporte à comunidade com médico e enfermeiro, mas precisamos dos remédios e aguardamos a secretaria estadual encaminhar”, relata Ana Paula Rios, secretária de Saúde de Itororó.  

No total, foram seis unidades de saúde de Itororó atingidas pelas enchentes, sendo duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o centro Covid, a sede administrativa da secretaria, o almoxarifado e a central de regulação e exames. A expectativa é que sejam necessários R$ 2 milhões para reestruturar esses espaços.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário