• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Chuvas: Rui Costa diz que algumas cidades baianas perderam 100% de todo medicamento e vacinas
Bahia

Chuvas: Rui Costa diz que algumas cidades baianas perderam 100% de todo medicamento e vacinas

Nas redes sociais, governador fala da necessidade de repor os estoques

Por Da Redação
Ás

Chuvas: Rui Costa diz que algumas cidades baianas perderam 100% de todo medicamento e vacinas

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jucuruçu

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), informou nesta terça-feira (28), durante transmissão ao vivo nas redes sociais, que vários municípios do sul da Bahia perderam todas as medicações e vacinas durante as enchentes e alagamentos que atingem a região. A cidade de Jucuruçu, por exemplo, está nesta situação. Ainda nas redes sociais, Rui disse que a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está acompanhando essa realidade de perto e citou ainda a urgência na reposição dos materiais.

"Em alguns locais, 100% de todo o medicamento e de todas as vacinas foram perdidos, porque algumas secretarias municipais de saúde e os depósitos de medicamentos ficaram embaixo d’água completamente. É o caso de Jucuruçu e outras cidades", disse o governador. "Ontem [segunda, 27], eu fui em Itororó e o térreo da prefeitura ficou completamente alagado, inclusive um posto de saúde perdeu todas as vacinas. Nesse momento é necessário repor o mais rápido possível medicamentos, vacinas e material para a atenção médica", completou.

Rui também falou que a pasta está monitorando os possíveis casos de doenças que podem ser registradas a partir da chuva, como a leptospirose. "Nós temos um desastre natural, e temos duas pandemias [epidemias] acontecendo ao mesmo tempo: a pandemia do coronavírus, e esse vírus da gripe que tem assolado o país inteiro e também a Bahia. Por isso, é fundamental a atenção e a ação dos médicos. Eu não sou especialista, não sei os nomes de todas as endemias, mas algumas aparecem, como a doença provocada pelo xixi do rato, pelas fezes do rato, que nesse momento de enchente isso se dissemina na água. Então é preciso todo o cuidado das pessoas para não ingerir, em hipótese alguma, essa água de enchente”, afirmou. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário