CIA admite ter perdido dezenas de informantes estrangeiros

Oficiais dos serviços de contraespionagem teriam morrido em operações

Por Da Redação
Ás

CIA admite ter perdido dezenas de informantes estrangeiros

Foto: Getty Images

A Agência de Inteligência Americana (CIA) admitiu em comunicados internos ter perdido "dezenas de informantes" estrangeiros. De acordo com o jornal "The New York Times", oficiais dos serviços de contraespionagem enviaram alertas recentes de que aumentou o número de agentes que foram mortos, capturados ou recrutados por governos inimigos. Segundo a publicação, veiculada na última terça-feira (5), o governo americano tem conhecimento de um alto número de agentes que foram mortos, o que não foi tornado público.

A reportagem teve acesso às mensagens enviadas aos escritórios internacionais da CIA em que há relatos da dificuldade que o serviço americano tem encontrado para novos recrutamentos. Além disso, o jornal americano reportou que agências adversárias na Rússia, China, Irã e Paquistão têm identificado agentes americanos  e, em alguns casos, os transformado em agentes duplos. A reportagem cita também que um memorando interno da CIA reconhece que agências rivais avançaram tecnologicamente e, com isso, podem até antecipar ações da atividade americana.

Segundo pessoas que leram a mensagem, enviada por meio de um telegrama secreto, na semana passada, o centro de missões de contrainteligência da CIA analisou dezenas de casos envolvendo informantes estrangeiros. Apesar de breve, o telegrama informou o número específico de agentes assassinados por agências rivais. Essa informação, no entanto, não foi divulgada. O telegrama ressalta a luta da CIA para recrutar espiões em ambientes difíceis de operar. 

Reconhecendo que recrutar espiões é um negócio de alto risco, o telegrama levantou questões que têm assombrado a agência, incluindo métodos clandestinos; confiar demais em informantes; subestimar agências estrangeiras e acionar informantes rápido demais, sem atentar para riscos de contrainteligência.

A perda de informantes não é um problema novo, mas o telegrama demonstra que o assunto é mais urgente do que se imaginava. O alerta foi destinado aos investigadores na linha de frente da agência, pessoas envolvidas diretamente com o recrutamento e a verificação dos informantes. Uma das razões para o telegrama, afirmaram fontes familiarizadas com o documento, foi estimular os investigadores da CIA a pensar a respeito dos passos que podem tomar por conta própria para gerenciar melhor a rede.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.