Brasil

Ciclista: dia nacional alerta sobre desafios para trânsito mais seguro

A data chama atenção para as atitudes tomadas no trânsito e também reforça a necessidade de proteção ao ciclista

Por Da Redação
Ás

Ciclista: dia nacional alerta sobre desafios para trânsito mais seguro

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O Dia Nacional do Ciclista, comemorado na última quinta-feira (19), acendeu um alerta sobre a insegurança nas vias de trânsito. De acordo, Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), somente na última década, mais de 8,5 mil ciclistas morreram em acidentes de trânsito no país.  

A data chama atenção para as atitudes tomadas no trânsito e também reforça a necessidade de proteção ao ciclista. Júnior Vieira, um dos responsáveis pelo grupo Carcará Bike Club, ressalta a falta respeito no trânsito. 

“Os condutores se sentem incomodados, buzinam e até mesmo dão fechadas nos ciclistas. E em alguns casos o ciclista, ao ser obrigado a sair do acostamento, fica em ponto cego para os condutores de veículos”, explica.   

O Capitão Lopes, da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que fiscaliza vias como a BA-099, lembra  que fechar um ciclista, colar na traseira da bicicleta ou apertá-lo contra a calçada é considerada uma infração grave para o Código Brasileiro de Trânsito (CTB). 

“O que a gente busca é a conscientização dos condutores. E aí a gente vem ao longo do tempo fazendo sempre a sensibilização desses usuários das rodovias", explica Lopes. “A gente vem sempre nas campanhas educativas, também nas fiscalizações normais, sempre buscando orientar, buscando trazer a legislação de trânsito e fazendo com que esse condutor tenha mais responsabilidade na direção do veículo automotor'', completa o oficial.  

Como solução, uma das atitudes no trânsito que pode ser decisiva para salvar vidas de ciclistas é a direção defensiva para motoristas, como por exemplo agir de maneira responsável na condução de um veículo, seja carro, moto, bicicleta, etc. Além disso, o CTB orienta que as bicicletas sejam equipadas com buzina, espelho e adesivos refletivos na frente, atrás, nas laterais e nos pedais. 

Óculos de ciclismo também pode ser um equipamento de segurança. Entre os principais benefícios, ele evita que sujeiras, insetos e outros detritos acertem seus olhos durante o pedal.  Equipamentos que ajudam a cortar linhas de pipa com cerol ou as chamadas linhas chilenas também podem ser incluídas como uma medida adicional de proteção, evitando acidentes graves.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário