Ciclista: dia nacional alerta sobre desafios para trânsito mais seguro
A data chama atenção para as atitudes tomadas no trânsito e também reforça a necessidade de proteção ao ciclista
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O Dia Nacional do Ciclista, comemorado na última quinta-feira (19), acendeu um alerta sobre a insegurança nas vias de trânsito. De acordo, Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), somente na última década, mais de 8,5 mil ciclistas morreram em acidentes de trânsito no país.
A data chama atenção para as atitudes tomadas no trânsito e também reforça a necessidade de proteção ao ciclista. Júnior Vieira, um dos responsáveis pelo grupo Carcará Bike Club, ressalta a falta respeito no trânsito.
“Os condutores se sentem incomodados, buzinam e até mesmo dão fechadas nos ciclistas. E em alguns casos o ciclista, ao ser obrigado a sair do acostamento, fica em ponto cego para os condutores de veículos”, explica.
O Capitão Lopes, da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que fiscaliza vias como a BA-099, lembra que fechar um ciclista, colar na traseira da bicicleta ou apertá-lo contra a calçada é considerada uma infração grave para o Código Brasileiro de Trânsito (CTB).
“O que a gente busca é a conscientização dos condutores. E aí a gente vem ao longo do tempo fazendo sempre a sensibilização desses usuários das rodovias", explica Lopes. “A gente vem sempre nas campanhas educativas, também nas fiscalizações normais, sempre buscando orientar, buscando trazer a legislação de trânsito e fazendo com que esse condutor tenha mais responsabilidade na direção do veículo automotor'', completa o oficial.
Como solução, uma das atitudes no trânsito que pode ser decisiva para salvar vidas de ciclistas é a direção defensiva para motoristas, como por exemplo agir de maneira responsável na condução de um veículo, seja carro, moto, bicicleta, etc. Além disso, o CTB orienta que as bicicletas sejam equipadas com buzina, espelho e adesivos refletivos na frente, atrás, nas laterais e nos pedais.
Óculos de ciclismo também pode ser um equipamento de segurança. Entre os principais benefícios, ele evita que sujeiras, insetos e outros detritos acertem seus olhos durante o pedal. Equipamentos que ajudam a cortar linhas de pipa com cerol ou as chamadas linhas chilenas também podem ser incluídas como uma medida adicional de proteção, evitando acidentes graves.