Ciclone extratropical: sobe para 12 número de mortos no Rio Grande do Sul
Até o momento, há cinco pessoas desaparecidas
Foto: Reprodução/Redes Sociais
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que o número de mortos após a passagem de um ciclone extratropical no estado aumentou para 12 neste domingo (18). Até o momento, há cinco pessoas desaparecidas. Além disso, são registradas 2.330 pessoas desabrigadas e 602 desalojadas.
As mortes ocorreram em Maquiné, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caraá, Bom Princípio, São Sebastião do Caí, Esteio e Gravataí. Ao todo, 41 municípios estão recebendo atendimento. A prioridade no momento é auxiliar os moradores ilhados na região metropolitana de Porto Alegre.
Mais de 2.400 pessoas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros de residências, unidades de saúde e outros locais afetados por inundações, isolamento ou riscos. No Rio Grande do Sul, foram registrados deslizamentos, enxurradas, inundações e quedas de pontes, além de outras ocorrências que dificultam o acesso às áreas atingidas.
No Twitter, o governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou que irá a Brasília nesta semana em busca de mais ajuda do governo federal para resgates e apoio às vítimas da tragédia. Ele também mencionou que uma reunião entre a Defesa Civil e as prefeituras será realizada na segunda-feira (19) para discutir os planos de trabalho no socorro às vítimas e nos esforços para recuperação dos danos causados pela tragédia.