Cidade de Nova York afunda sob o peso dos edifícios enquanto o nível do mar sobe, alerta pesquisa
Ameaça de inundação cresce para a população de 8,4 milhões de pessoas
Foto: Pexels
Nova pesquisa publicada no jornal Earth's Future revela que a cidade de Nova York está afundando devido ao peso dos seus edifícios, ao mesmo tempo em que o nível do mar continua a se elevar. O estudo sugere que o afundamento ocorre a uma taxa de aproximadamente 1 a 2 mm por ano, podendo ser ainda maior em certas áreas da cidade.
Essa situação agrava o impacto do aumento do nível do mar causado pelo aquecimento global. A água que cerca a cidade já subiu cerca de 22 cm desde 1950.
Os pesquisadores calcularam que as estruturas da cidade, que abrigam prédios icônicos como o Empire State Building e o Chrysler Building, têm um peso total de 1,68 trilhão de libras - o equivalente ao peso de 140 milhões de elefantes.
"Uma população densamente concentrada de 8,4 milhões de pessoas enfrenta diversos graus de risco de inundação na cidade de Nova York", conclui o estudo.
Infelizmente, essa realidade não é exclusiva de Nova York e será compartilhada por muitas outras cidades costeiras ao redor do mundo à medida que a crise climática se aprofunda, alertam os pesquisadores. A pesquisa destaca que a combinação de subsidência tectônica e antropogênica, aumento do nível do mar e intensificação dos furacões resultará em um problema acelerado ao longo das áreas costeiras e ribeirinhas.
Embora os maiores edifícios da cidade sejam construídos sobre um leito rochoso sólido, como o xisto, há também uma mistura de areias e argilas sobre as quais foram construídas outras estruturas, o que contribui para o efeito de afundamento natural.