‘Cidade tem muito a ganhar’, diz Fernando Guerreiro sobre calendário do Novembro Negro em Salvador
Presidente da FGM participou do lançamento do Desfile Capital Afro e Caminhada do Samba

Foto: Farol da Bahia
O presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, comemorou nesta sexta-feira (17), os eventos promovidos pela capital baiana para endossar e valorizar o Novembro Negro, mês em que é celebrada a Consciência Negra. Durante conversa com a imprensa no Espaço Cultural da Barroquinha, no Centro, ele também destacou a importância do Desfile Salvador Capital Afro e a Caminhada do Samba, ambos apresentados hoje pela prefeitura.
“A cidade tem muito a ganhar com isso [Novembro Negro], pois estamos criando um calendário muito importante para o estado. Até agora, o resultado tem sido muito positivo. Não posso deixar de destacar o Muncab [Museu Nacional de Cultura Afro Brasileira], que está batendo todos os recordes de visitação com a exposição ‘Um Defeito de Cor’. Teremos o Afropunk neste final de semana, e vem muita coisa por aí”, disse Guerreiro.
“O que é mais importante: são eventos que vieram para ficar. A ideia é que a cada novembro tenhamos essa programação, somando cada vez mais e mais ações. Espero que novos grupos se agreguem. E, principalmente, que essa caminhada inédita possa se desmembrar para o Carnaval e outros momentos da cidade. Isso vem sendo discutido há muito tempo. Acredito que essa caminhada será um grande sucesso, valorizando os blocos afros de Salvador”, completou.
O Desfile Salvador Capital Afro e a Caminhada do Samba estão programados para os dias 25 e 26 de novembro, respectivamente. O desfile de blocos afros e de afoxé percorrerá as ruas do Centro Histórico em 25 de novembro, em um evento semelhante ao Carnaval. A Caminhada do Samba, em sua 16ª edição, terá a concentração do público, tradicionalmente vestido de branco, partindo do Campo Grande em direção à Praça Castro Alves.
Em meio ao calendário repleto de comemorações em novembro, Fernando também revelou suas expectativas para o verão, destacando que a cidade já está recebendo muitos turistas.
“A gente vem aí com um grande festival do ‘Boca de Brasa’, que vai acontecer em dezembro e janeiro. Vale destacar que o número de turistas na cidade é impressionante. Vamos viver o melhor verão de todos os tempos”, concluiu.