Cidades baianas registram as quatro menores umidades do Brasil, diz Inmet
Alguns municípios registraram 11%, um índice considerado desértico

Foto: Reprodução/Pixabay
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revelam que quatro das 10 cidades com menores índices de umidade do Brasil nas últimas 24 horas são baianas. Na Bahia, alguns municípios registraram 11%, um índice considerado desértico pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximando-se da média encontrada no deserto do Saara.
Apesar das baixas umidades, nenhuma cidade baiana está com alertas emitidos pelo Inmet. As quatro cidades que registraram as menores umidades são: Ibotirama (- 11% de umidade), Piatã (- 11% de umidade), Remanso (- 13% de umidade) e Brumado (- 14% de umidade).
Além disso, outras quatro cidades baianas estão no Top 10 das que registraram menores umidades nas últimas 24h: Santa Rita de Cássia (- 15% de umidade), Irecê (- 16% de umidade), Barreiras (-18% de umidade) e Formosa do Rio Preto (- 18% de umidade).
De acordo com o Inpe, a baixa umidade registrada na Bahia é resultado de um sistema de baixa pressão atmosférica que foi provocado por um vórtice ciclônico de altos níveis.