Cientista baiano é destaque em projeto internacional de vacinas contra a Covid-19
Gustavo Cabral trabalhou com saúde pública em comunidades quilombolas e com catadores de lixo
Foto: Reprodução
O cientista baiano Gustavo Cabral tem se destacado na Equipe Halo, iniciativa global da ONU na promoção de informações confiáveis sobre a pandemia e no combate à desinformação. O projeto envolve dezenas de profissionais ao redor do mundo que trabalham com a pesquisa de vacinas contra a Covid-19 e outras doenças.
Os cientistas compartilham nas redes sociais como é o dia-a-dia no laboratório, tiram dúvidas e desmistificam informações incorretas sobre imunizantes.
“Até 19 anos eu não estudava. Eu ia pra escola, mas não tinha visão do estudo. Saí de casa aos 15 anos e fui trabalhar em açougue, sempre trabalhei em feira pública. É uma vida muito diferente da vida do Gustavo hoje”, conta ele em entrevista ao Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).
O pesquisador conta que já trabalhou com saúde pública em comunidades quilombolas e com catadores de lixo. “Quando a gente se abre para viver o outro a gente aprende muito sobre nós mesmos. É espetacular. Esta é a verdadeira evolução humana como ser social, capaz de colaborar com o próximo, de preservar a vida do outro, pelas bibliotecas humanas. Apesar desta tragédia toda, esta pandemia está nos fazendo repensar estas relações”, avalia.
Além disso, Gustavo lidera o desenvolvimento de vacinas contra o coronavírus no Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP).