• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Cientistas alertam que só lockdown pode impedir tragédia maior no Brasil
Brasil

Cientistas alertam que só lockdown pode impedir tragédia maior no Brasil

Para eles, não haverá surpresas em caso de aumento nos números de mortes

Por Da Redação
Ás

Cientistas alertam que só lockdown pode impedir tragédia maior no Brasil

Foto: Reprodução/ Getty Images

O Brasil atingiu o novo recorde de mortes por Covid-19 na noite de ontem (10) ao chegar a marca dos 2.286 falecimentos. De acordo com os cientistas ouvidos pela BBC News Brasil, não haverá surpresas caso os números ultrapassem os já registrados. Para eles, apenas um bloqueio pode impedir uma tragédia maior no país.  

"Já em janeiro, com a elevação do número de casos, prevíamos a falência do sistema de saúde e o aumento de óbitos ainda neste mês (março). Se mantivermos essa curva, podemos chegar em agosto a 500 mil mortos no país", resumo o infectologista Marcos Boulos, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), referindo-se a internos de especialidades e órgãos assessorando o governo de São Paulo.

Em 10 de fevereiro, há um mês, o Brasil registrou 1.330 mortes e, ao ser comparado com os dados divulgados ontem (10), houve um aumento de 69% nos falecimentos em um mês. A média móvel, que leva em conta os números dos sete dias anteriores, aumentou 56% no mesmo período: de 1.041 para 1.626 mortes por dia.

Boulos ainda pontua que essa curva de vidas perdidas só podem ser freada com um isolamento social cumprido rigorosamente, com fiscalização reforçada por policiais. "Ano passado, quando o isolamento deu um pouquinho certo, as pessoas realmente se isolaram e usaram máscaras. Hoje, essas medidas estão absolutamente desacreditadas. Mesmo com as fases e decretos mais rígidos, o nível de isolamento é pequeno e a circulação está grande. A população está tendo um desapego à vida ", diz.

"Se você põe bandeiras mas uma população não respeita, não vai adiantar nada. Já que não conseguimos que uma população se conscientize, precisamos do castigo (com a fiscalização)."

Outro médico, o epidemiologista Paulo Lotufo lembra que no primeiro semestre de 2020 foi o isolamento que conseguiu impedir que em agosto o número de mortes fossem altas como ocorria em outros países. Em 31 de agosto de 2020, foram registrados 121.515 mortes pela Covid-19.

"É importante entender que o contágio não é linear - ele é exponencial, como os juros compostos do cartão de crédito. Quando você entra no cheque especial, é uma espiral. Com o contágio, também funciona assim, inclusive para o que você faz de positivo. Se você consegue reduzir reduzir as consequências, o impacto no número de casos, internações e mortes é muito grande ", explica o epidemiologista.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.