Mundo

Cientistas cultivam plantas em solo lunar pela primeira vez

Solo da lua é conhecido por ser pobre em nutrientes, por isso é um marco na ciência

Por Da Redação
Ás

Cientistas cultivam plantas em solo lunar pela primeira vez

Foto: UF/IFAS/Tyler Jones

A NASA anunciou recentemente que cientistas conseguiram, pela primeira vez, plantar e cultivar sementes em material coletado em solo lunar, chamado de regolito. Esses solos são conhecidos por sua pobreza em nutrientes, o que causou estresse no crescimento das plantas, que nasceram com algumas raízes e folhas atrofiadas, além de manchas vermelhas. 

“Esta pesquisa é fundamental para os objetivos de exploração humana de longo prazo da NASA, pois precisaremos usar recursos encontrados na Lua e em Marte para desenvolver fontes de alimentos para futuros astronautas que vivem e operam no espaço profundo”, comentou o administrador da NASA, Bill Nelson.

Um dos autores do estudo, Robert Ferl, explicou que o cultivo de plantas na Lua é muito importante para ajudar nos planos de estabelecer uma base no satélite natural. "Mostrar que as plantas vão crescer no solo lunar é, na verdade, um grande passo nessa direção", disse Ferl.

O objetivo do estudo é analisar os dados obtidos para entender como os cientistas podem melhorar as condições de estresse das plantas e criar um ambiente propício para cultivar e colher alimentos saudáveis na Lua.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário