• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Cientistas descobrem pedaço da Terra desaparecido há 155 milhões de anos
Mundo

Cientistas descobrem pedaço da Terra desaparecido há 155 milhões de anos

Teoria sugeria que essa parte poderia ter desaparecido completamente

Por Da Redação
Ás

Cientistas descobrem pedaço da Terra desaparecido há 155 milhões de anos

Foto: Reprodução/Utrecht University

Descobertas publicadas no jornal científico Gondwana Research, no último dia (19), revelam a localização de um pedaço de terra que estava desaparecido há 155 milhões de anos, quando uma uma parte da Austrália Ocidental se separou do continente e se afastou.

Os pesquisadores já sabiam que o pedaço de terra de 5.000 km, chamado Argolândia, existia por causa de um enorme buraco que deixou no fundo do oceano, conhecido como Planície Abissal de Argo. Uma teoria sugeria que esse pedaço da Terra poderia ter desaparecido completamente, sendo puxado de volta para o manto do planeta.  

No entanto, a Grande Adria deixou vestígios de sua presença nas camadas de rocha que mais tarde se transformaram nas montanhas do Sul da Europa, enquanto não havia evidências semelhantes da existência de Argolândia nas montanhas do Sudeste Asiático. Recentemente, os pesquisadores encontraram fragmentos do continente escondidos sob as muitas ilhas da região, sugerindo que ele se fragmentou à medida que avançava. 

Os resultados sugerem que há cerca de 250 milhões de anos, a Argolândia começou a fraturar-se e a fragmentar-se, e os seus pedaços estão agora escondidos nas profundezas do oceano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário