Mundo

Com escalada de conflitos, mundo tem 114 milhões de refugiados

Deslocamento forçado aumentou no primeiro semestre de 2023

Por Da Redação
Ás

Com escalada de conflitos, mundo tem 114 milhões de refugiados

Foto: OIM/Gema Cortes

O Relatório de Tendências Semestrais, divulgado pela Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) na quarta-feira (25), revela que a guerra e a violência impulsionaram o deslocamento global para um número estimado de 114 milhões até o final de setembro de 2023. Até o fim de junho, 110 milhões de pessoas haviam sido deslocadas à força em todo o mundo, representando um aumento de 1,6 milhão em comparação com o final de 2022.

Entre junho, agosto e setembro, é estimado o aumento de 4 milhões de refugiados, totalizando 114 milhões. Os principais fatores do deslocamento forçado no primeiro semestre deste ano incluem a guerra na Ucrânia, os conflitos no Sudão, República Democrática do Congo e Mianmar, além da crise humanitária no Afeganistão.

De acordo com o relatório, mais da metade das pessoas forçadas a fugir por guerra, perseguição, violência ou violações de direitos humanos não conseguem cruzar a fronteira internacional. Ainda segundo o relatório, 1,6 milhão de novos pedidos de asilo individuais foram feitos nos primeiros seis meses, considerado o maior número já registrado. Os países de baixa e média renda, segundo classificação da ONU, receberam 75% dos refugiados.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário