Cientistas dos EUA afirmam ter teste de Covid-19 barato
Dispositivo ainda não foi testado por outros profissionais
Foto: Reprodução/ Getty Images
Uma equipe de cientistas dos Estados Unidos disse ter desenvolvido um dispositivo experimental para um teste bastante rápido e barato para diagnosticar a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, que oferece o resultado de uma maneira mais simples que teste de gravidez.
O teste utiliza como base uma tecnologia de edição genética conhecida como Crispr, e os autores fizeram uma estimativa que os materiais para cada unidade sairia por US$ 6, de acordo com o jornal The New York Times.
"Estamos animados que esta possa ser uma solução para que as pessoas não tenham que confiar em um laboratório sofisticado e caro", declarou o pesquisador Feng Zhang, do Broad Institute em Cambridge, no estado de Massachusetts, e um dos pioneiros da tecnologia Crispr.
Nessa terça-feira (5), Dr. Zhang e os colegas de pesquisa postaram a descrição de seu equipamento em um site dedicado ao projeto, porém seu método ainda não foi testado por outros profissionais, nem publicadas em uma revista científica que possa submetê-la a exames especializados.
O Crispr surgiu originalmente há vários anos como uma forma de editar o DNA com precisão. O procedimento começa com a criação de uma etiqueta molecular que pode ser bloqueado em um determinado ponto de um gene.