• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Cientistas identificam o planeta mais brilhante foram do Sistema Solar
Mundo

Cientistas identificam o planeta mais brilhante foram do Sistema Solar

O exoplaneta está situado a mais de 260 anos-luz da Terra

Por Da Redação
Ás

Cientistas identificam o planeta mais brilhante foram do Sistema Solar

Foto: ESA/Divulgação

Cientistas anunciaram a descoberta do planeta mais brilhante já identificado fora do Sistema Solar, de acordo com informações divulgadas pela Agência Espacial Europeia (ESA) neste mês.

Segundo a ESA, o exoplaneta está situado a mais de 260 anos-luz da Terra e reflete cerca de 80% da luminosidade emitida pela estrela que orbita, segundo novas observações do telescópio europeu Cheops (Characterising ExoPlanet Satellite).

O chamado LTT9779b, que tem o tamanho de Netuno, foi descoberto em 2020 e demora apenas 19 horas para dar uma volta completa em torno de sua estrela.

E é o primeiro planeta extrassolar a igualar o brilho de Vênus, o que mais se destaca no céu noturno, com exceção da Lua.

Até o momento, os únicos exoplanetas conhecidos que completam uma volta rápida em torno de suas estrelas (menos de 24 horas) são gigantes gasosos 10 vezes maiores que a Terra ou planetas rochosos que são metade do tamanho.

No entanto, o LTT9779b tem aproximadamente cinco vezes a dimensão terrestre e está localizado em uma área que os astrônomos chamam de "deserto quente de Netuno", onde planetas deste tamanho "não deveriam existir", resume Parmentier.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário