Cientistas registram imagem mais nítida já feita de buraco negro na Via Láctea
O anúncio da imagem foi feito durante evento internacional com especialistas do EHT e do ESO
Foto: Reprodução
Cientistas do EHT (Event Horizon Telescope), uma colaboração internacional de radiotelescópios e observatórios, revelaram nesta quinta-feira (12) que conseguiram registrar a imagem mais nítida já feita de um buraco negro no meio da Via Láctea.
O anúncio da imagem do Sagitário A*, como foi nomeado o buraco negro, foi feito durante um evento internacional com cientistas do EHT e do ESO (Observatório Europeu do Sul).
Os buracos negros são objetos espaciais bastante densos e com gravidade forte, nem a luz nem a matéria conseguem escapar deles. Especialistas desejavam ter conhecimento do "horizonte de eventos" ou ponto de não retorno, que marca a região entre o espaço e a parte de dentro do buraco - uma vez que algo entra lá, não consegue mais escapar.
Segundo os cientistas, o registro apresenta características um pouco borradas, por se tratar de um "foto" com milhares de captações feitas, com diferentes orientações de movimentação do buraco negro e a mudança dos pontos brilhantes.
O Sagitário A* possui grande proximidade com a Terra. Enquanto o buraco negro M87 descoberto em 2019, fica há 50 milhões de anos-luz da Terra, o do anúncio de hoje fica a apenas 25 mil anos-luz. Além disso, ele é muito menor que o M87.