Cultura

Cinema no Farol: 10 filmes para assistir no Halloween

Entenda mais sobre a data celebrada nesta quinta-feira (31)

Por Victor Lee
Ás

Atualizado
Cinema no Farol: 10 filmes para assistir no Halloween

Foto: Reprodução


Uma das festas mais populares do próximo mundo ganhando cada dia espaço na cultura brasileira. O Halloween tem sua origem há mais de 3 mil anos, de acordo com estudos a tradição surgiu com os Celtas, povos que possuíam na época diversas tribos como os bretões, os gauleses, os escotos, os eburões, os belgas, os gálatas, os trinovantes e os caledônios. Uma das principais caracterizações desses povos era a crença politeísta e acreditava em diversos deuses relacionados com os animais e as forças da natureza.

A celebração realizada por eles tinha como princípio um festival chamado Samhain, o qual tinha a duração de 3 dias, com início no dia 31 de outubro. Nela, além de se comemorar o fim do verão, comemorava-se a passagem do ano celta, que tinha início no dia 1 de novembro.

Uma das teorias apresentadas é que neste dia os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por esse motivo, eram usadas fantasias e a festa era repleta de artefatos sombrios com o intuito principal de se defenderem desses maus espíritos. Um dos pontos mais interessantes a se pensar sobre a tradição do Halloween é que foi passada de geração em geração, uma vez que não existe nada escrito sobre isso.
 

A Popularização no Brasil 

Sem dúvidas o Halloween, que mais consumimos seja em livros, séries e filmes é o dos Estados Unidos. Trazido por imigrantes irlandeses no século XIX, desde lá caiu nas graças da população. Afinal, quem nunca quis bater na porta e falar a tradicional frase “doce ou travessura”? Ou melhor, enfeitar a casa com decorações relacionadas ao tema?  

Já no Brasil, ainda não temos uma grande comoção diferente de outros países, mas existem muitas festas relacionadas ao tema que ocorrem no dia 31 ou nos dias próximos à data da comemoração. Ou seja, isso ocorre pela influência direta estadunidense. Um dos fatores que trouxe esse significado para a nossa cultura foi o aumento do consumo da língua inglesa, além dos cursos voltados para o idioma no país que de acordo com pesquisa realizada neste ano pela Preply são cerca de 65% de brasileiros que procuram mais o inglês que outros idiomas.  

Mas para reacender nossa cultura folclórica o Dia do Saci foi instituído em 2003 pelo Projeto de Lei Federal n.º 2.762. A ideia era celebrar algo que fosse pertencente ao folclore nacional e, portanto, é comemorado no mesmo dia do Halloween: 31 de outubro.

Nada melhor do que passar Halloween vendo um filme de terror. E para você deve está se perguntando onde posso encontrar um filme bom?

Para isso, confira uma lista de 10 filmes para aproveitar o Halloween:

1. Invocação do Mal (2013)


Crédito foto: Reprodução/Warner Bros. Pictures

Um dos filmes mais queridos pelos fãs do gênero de terror sem dúvidas é Invocação do Mal, muito pela sua pegada sobrenatural, sem falar do seu enredo que te fixa na tela. A trama acompanha um casal (Ron Livinston e Lili Taylor) que muda para uma casa nova ao lado de suas cinco filhas. Após a mudança, estranhas acontecimentos começam a assustar as crianças, o pai e, principalmente, a mãe.  

Preocupada com algumas manchas que aparecem em seu corpo e com uma sequência de sustos que levou, ela decide procurar um famoso casal de investigadores paranormais (Patrick Wilson e Vera Farmiga), mas eles não aceitam o convite, acreditando ser somente mais um engano de pessoas apavoradas com canos que fazem barulhos durante a noite ou coisas do gênero. Porém, quando eles aceitam, descobrem que algo muito poderoso e do mal reside ali. Agora, eles precisam descobrir o que é e o porquê daquilo tudo acontecendo com os membros daquela família. É quando o passado começa a revelar uma entidade demoníaca querendo continuar sua trajetória de maldades.

2. Halloween - O Regresso do Mal (1978)

O que seria dos filmes de terror sem os seus subgêneros? "Halloween" um dos principais arquétipo do "Slasher". É um clássico do terror dirigido por John Carpenter. A história gira em torno de Michael Myers, um assassino que escapou de uma instituição psiquiátrica após 15 anos. Ele retorna à sua cidade natal, Haddonfield, durante a noite de Halloween, onde começa a perseguir e assassinar adolescentes. 


Crédito foto: Reprodução/Sony Pictures Entertainment

Com sua vontade de matar as pessoas, Laurie Strode, se torna o alvo principal de Michael. Enquanto a tensão aumenta, Laurie e seus amigos tentam sobreviver à noite aterrorizante, enquanto o Dr. Loomis, psiquiatra de Michael, tenta impedir que ele cause mais destruição. 

3. Corra (2017)


Crédito foto: Reprodução/Universal Studios

Um dos mais queridos pelo público nos últimos tempos "Corra" abre as portas para o trabalho que ninguém imagina do Jordan Peele, o comediante surpreendeu a todos com a sua direção e roteiro forte, inteligente e com um plot de tirar o fôlego. 

A obra conta a história de Chris um jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada branca Rose. A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz negro, mas, com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo muito mais perturbador.

4. O Farol (2020)


Crédito foto: Reprodução/A24

De subgêneros que vive o terror, te apresento "O Farol" um filme que traz uma fantasia e um suspense de forma bem icônica. Dirigido por Robert Eggers (A Bruxa), o longa se passa no início do século XX e acompanha Thomas Wake, responsável pelo farol de uma ilha isolada, contrata o jovem Ephraim Winslow para substituir o ajudante anterior e colaborar nas tarefas diárias. 

Contudo, o acesso ao farol é mantido fechado ao novato, que se torna cada vez mais curioso com este espaço privado. Enquanto os dois homens se conhecem e se provocam, Ephraim fica obcecado em descobrir o que acontece naquele espaço fechado, ao mesmo tempo, em que fenômenos estranhos começam a acontecer ao seu redor.  

5. O Iluminado (1980)


Crédito foto: Reprodução/Warner Bros. Pictures

Para você que ama filme de terror, esse dispensa apresentações. Em "O Iluminado" um homem é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher e seu filho. Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo, em que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo. 

6. Psicose (1960)

"Psicose", dirigido por Alfred Hitchcock, é um dos thrillers psicológicos mais famosos ao trazer pânico por conta da sua música irreconhecível. A história gira em torno de Marion Crane, uma jovem que rouba uma quantia significativa de dinheiro e foge. Em sua jornada, ela para em um isolado motel administrado por Norman Bates, um homem estranho que vive sob a sombra de sua controladora mãe. 


Crédito foto: Reprodução/Paramount Pictures

Após uma série de eventos perturbadores, Marion desaparece, e seu namorado e um detetive começam a investigar seu sumiço. O filme é famoso por suas reviravoltas chocantes e pela icônica cena do chuveiro, além de explorar temas de identidade e dualidade. Além de ser considerado um marco no gênero de suspense e terror.

7. Hereditário (2018)


Crédito foto: Reprodução/A24

Considerado um dos melhores filmes de Terror dos últimos "Hereditário" marca um dos legados da A24 nos cinemas. A trama acompanha a família Graham após a morte da matriarca, Ellen. À medida que os membros da família lidam com o luto, segredos obscuros e estranhos começam a emergir. Annie, a filha, descobre um legado de traumas e eventos sobrenaturais que envolvem sua família. 

No decorrer da obra os acontecimentos se intensificam, a linha entre a realidade e o horror se dissolve, levando a família a confrontar forças além de sua compreensão. O filme explora temas de luto, herança e a inevitabilidade do destino, criando uma atmosfera perturbadora e angustiante.

8. Psicopata Americano (2000)

O filme, dirigido por Mary Harron e baseado no romance de Bret Easton Ellis, traz um thriller psicológico que segue a vida de Patrick Bateman, um jovem e bem-sucedido executivo de Wall Street nos anos 80. Por fora, ele parece ser o homem perfeito: rico, atraente e socialmente habilidoso. No entanto, por trás de sua fachada impecável, Bateman esconde um lado sombrio e violento, revelando-se um assassino em série que busca satisfação em atos brutais. À medida que sua sanidade se deteriora, sua vida começa a se desintegrar, refletindo a superficialidade e o materialismo da sociedade em que vive.


Crédito foto: Reprodução/Lions Gate Films 

"Psicopata Americano" provoca uma reflexão inquietante sobre a identidade, a moralidade e a desconexão emocional em um mundo obcecado por status e aparência. Com uma atuação marcante de Christian Bale, que encarna perfeitamente a dualidade de Bateman, sem dúvidas a obra informa e crítica à cultura consumista e ao vazio da vida moderna. Para quem aprecia narrativas provocativas e perturbadoras, este é um filme imperdível.

9. O Renascer dos Mortos (2004)


Crédito foto: Reprodução/Universal Studios

Um dos meus favoritos da lista "O Renascer dos Mortos" é para os que gostam de Zumbi é uma das melhores opções para acompanhar mais sobre o subgênero, dirigido por Zack Snyder, é um remake do clássico de terror de George A. Romero. A trama se inicia em um mundo pós-apocalíptico, onde um surto zumbi se espalha rapidamente, transformando as pessoas em criaturas sedentas por carne humana. 

A história segue um grupo de sobreviventes que se refugiam em um shopping center, acreditando que a segurança e o isolamento do local os protegerão dos mortos-vivos, que tentam se adaptar à nova realidade, os sobreviventes enfrentam não apenas a ameaça dos zumbis, mas também conflitos internos e dilemas morais. 

O filme combina elementos de ação e horror, explorando a fragilidade da humanidade diante do caos. Com cenas intensas e uma abordagem moderna do gênero, O Renascer dos Mortos se destaca por sua tensão e crítica social, tornando-se um marco no cinema de terror contemporâneo.

10. Jogos Mortais (2004)


Crédito foto: Reprodução/Paris Filmes

Por fim, "Jogos Mortais", o filme segue a história de dois homens, Adam e Lawrence, que acordam presos em um banheiro sujo, com uma armadilha mortal à sua espera. Eles logo descobrem que estão sendo manipulados por um assassino conhecido como Jigsaw, que acredita que a vida deve ser valorizada através da dor e do sofrimento. Enquanto tentam descobrir como escapar, eles enfrentam dilemas morais e revelações sobre suas vidas. O filme é conhecido por suas reviravoltas inesperadas, tensão psicológica e por introduzir uma nova abordagem ao gênero de terror, dando origem a uma franquia de sucesso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário