Brasil

Ciro Nogueira prevê dificuldades a Lula no Congresso, caso eleito

Para o ministro da Casa Civil, partidos de centro sairão fortes como sempre das urnas

Por Da Redação
Ás

Ciro Nogueira prevê dificuldades a Lula no Congresso, caso eleito

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Casa Civil e presidente do PP, Ciro Nogueira prevê algumas dificuldades a Lula caso vença as eleições de outubro. Hoje, Nogueira é um dos generais da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL), mas já foi aliado de primeira hora do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Para Ciro Nogueira, partidos de centro sairão fortes como sempre das urnas, o que manteria o núcleo de sua relevância política no Congresso. Segundo ele, a esquerda não deve sair da eleição com números expressivos. “Deve vir um Congresso muito mais reformista e à direita que o atual. Os partidos de centro devem sair fortalecidos da eleição e a esquerda não faz mais do que 150 deputados”, disse o ministro a VEJA.

Outros fatores a dificultar a relação de Lula com o Legislativo sem descambar para o “toma lá, dá cá”, na ótica do cacique do PP, são as emendas de relator, o famigerado “orçamento secreto”. Amplamente utilizado sob Jair Bolsonaro, o orçamento secreto descentralizou o controle do orçamento pelo Executivo e fortaleceram sobremaneira o poder do Legislativo em manejar recursos às bases. Lula tem afirmado que pretende enfraquecer esse mecanismo. Para Ciro Nogueira, estas emendas reduzem o poder de barganha de um governo frente aos parlamentares.

“Lula formar uma base não vai ser fácil. A maioria dos deputados, quando vão para a base do governo, é muito em troca de emendas, verbas. Como já tem as RP9 [emendas de relator] na mão do Congresso, a única coisa que sobraria seriam cargos, ministérios, não sei como a sociedade iria reagir se entregasse estatais aos partidos políticos de porteira fechada, como era no passado”, analisa o ministro.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário