Michel Telles

Clube do Livro é criado para motivar equipe durante crise do coronavírus

Gestora de Marketing idealizou encontros literários que estão sendo um verdadeiro antídoto contra os tempos sombrios da pandemia

Por Michel Telles
Ás

Clube do Livro é criado para motivar equipe durante crise do coronavírus

Foto: Divulgação

Praticar a empatia sempre aconteceu naturalmente na vida da mineira Thaísa Passos. Conhecer as necessidades do outro, ouvir e oferecer estímulo faz parte do seu jeito e é uma grande força motriz no seu modo de liderar. Quando surgiu o cenário da pandemia, com o time inteiro de um dia para o outro em home office, Thaísa, que é gestora global de marketing da S.I.N. Implant System, conta que se deparou com uma situação totalmente inesperada.

Pensou que a distância não deveria ser empecilho para as conversas próximas, com a finalidade de motivar o aprendizado e ajudar a equipe a lidar melhor com as emoções, sem que isso fosse algo forçado ou aborrecido.

Após refletir sobre o assunto, Thaísa -- uma apaixonada por boas leituras -- decidiu lançar um clube do livro junto com sua equipe, com o debate de obras que pudessem ser aplicadas na realidade do grupo.  “A ideia veio para ser um contraponto da falta de contato presencial”, explica ela. “Com o trabalho remoto, perdemos a interação social de todos os dias, o que nos abala psiquicamente em diferentes níveis e também prejudica o surgimento de boas ideias, que nasciam, muitas vezes, das nossas reuniões presenciais, onde há mais estímulo para todos se expressarem de modo criativo”, conta.

Thaísa lembra que começou a conceber o projeto já no fim do mês de março, quando a empresa inteira, que é uma das líderes mundiais do setor, viu-se diante do desafio do trabalho remoto.

Ela conta que os encontros literários têm sido um antídoto para os tempos sombrios da pandemia. “As leituras têm conseguido trabalhar a motivação e ajudam a melhorar o humor e a saúde mental, como um todo”, explica.

Funciona da seguinte forma: primeiro, Thaísa faz uma seleção do livro, que gira em torno de assuntos de interesse do universo corporativo, como inovação, boas práticas, liderança e finanças. Após a escolha, o livro é adquirido pela empresa e entregue na residência de cada colaborador. A gestora conta que o ponto crucial para a escolha de um título é que ele seja inspirador e estimule o desenvolvimento pessoal. Ela ressalta que o objetivo é envolver a todos, com novas ideias e pensamentos, para que ninguém entre em uma zona de conforto. “A conclusão é que a leitura sempre acaba refletindo de maneira positiva no trabalho”, comemora a executiva.

A partir do recebimento do livro, o time é incentivado a ler dois capítulos escolhidos para o encontro literário virtual. Feito isso, semanalmente, a executiva e os colaboradores ligam suas câmeras e, durante cerca de uma hora, discutem sobre as temáticas abordadas pela obra e como aquele conteúdo pode agregar no dia a dia profissional e pessoal. O projeto iniciou com “As cartas de Bezos – 14 princípios para crescer como a Amazon”, de Steve Anderson (Ed. Sextante). E, atualmente, está na agenda de leituras do time o livro “Liderando ao estilo Starbucks - cinco princípios que irão ajudá-lo a conectar-se com seus clientes; seus produtos e seus próprios funcionários”, de Joseph Michelli (DVS Editora).

A gestora global conta que o ‘Clube do Livro’ da equipe tem sido um sucesso. “Durante as reuniões, cada um comenta os pontos que mais chamaram a atenção a partir da leitura e dá um feedback sobre como aquele conhecimento pode impactar na sua vida e no dia a dia na rotina do marketing da S.I.N.”, conta Thaísa.

“Acredito que o livro é a melhor forma de gerar conhecimento – além de eficiente, é uma maneira altamente prazerosa de auxiliar no crescimento da equipe”, diz a gestora. “O time está super engajado e sinto que estamos superando essa fase, tão cheia de complexidades, da melhor forma”, continua. “Tem sido tão enriquecedor que pretendo manter o projeto como algo permanente, mesmo após o nosso retorno ao trabalho na empresa”, comemora.

Mesmo hoje, com a reabertura parcial ou integral de muitos escritórios, a equipe de Thaísa segue atuando a distância. “No nosso caso específico, está dando muito certo, e prefiro manter nossos colaboradores em segurança e lançar mão de ações como o Clube do Livro, para ajudá-los a manter a disposição e a produtividade até que tenhamos uma mudança de cenário, como a liberação de uma vacina, por exemplo”, diz.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.