Clube do Livro é criado para motivar equipe durante crise do coronavírus
Gestora de Marketing idealizou encontros literários que estão sendo um verdadeiro antídoto contra os tempos sombrios da pandemia
Foto: Divulgação
Praticar a empatia sempre aconteceu naturalmente na vida da mineira Thaísa Passos. Conhecer as necessidades do outro, ouvir e oferecer estímulo faz parte do seu jeito e é uma grande força motriz no seu modo de liderar. Quando surgiu o cenário da pandemia, com o time inteiro de um dia para o outro em home office, Thaísa, que é gestora global de marketing da S.I.N. Implant System, conta que se deparou com uma situação totalmente inesperada.
Pensou que a distância não deveria ser empecilho para as conversas próximas, com a finalidade de motivar o aprendizado e ajudar a equipe a lidar melhor com as emoções, sem que isso fosse algo forçado ou aborrecido.
Após refletir sobre o assunto, Thaísa -- uma apaixonada por boas leituras -- decidiu lançar um clube do livro junto com sua equipe, com o debate de obras que pudessem ser aplicadas na realidade do grupo. “A ideia veio para ser um contraponto da falta de contato presencial”, explica ela. “Com o trabalho remoto, perdemos a interação social de todos os dias, o que nos abala psiquicamente em diferentes níveis e também prejudica o surgimento de boas ideias, que nasciam, muitas vezes, das nossas reuniões presenciais, onde há mais estímulo para todos se expressarem de modo criativo”, conta.
Thaísa lembra que começou a conceber o projeto já no fim do mês de março, quando a empresa inteira, que é uma das líderes mundiais do setor, viu-se diante do desafio do trabalho remoto.
Ela conta que os encontros literários têm sido um antídoto para os tempos sombrios da pandemia. “As leituras têm conseguido trabalhar a motivação e ajudam a melhorar o humor e a saúde mental, como um todo”, explica.
Funciona da seguinte forma: primeiro, Thaísa faz uma seleção do livro, que gira em torno de assuntos de interesse do universo corporativo, como inovação, boas práticas, liderança e finanças. Após a escolha, o livro é adquirido pela empresa e entregue na residência de cada colaborador. A gestora conta que o ponto crucial para a escolha de um título é que ele seja inspirador e estimule o desenvolvimento pessoal. Ela ressalta que o objetivo é envolver a todos, com novas ideias e pensamentos, para que ninguém entre em uma zona de conforto. “A conclusão é que a leitura sempre acaba refletindo de maneira positiva no trabalho”, comemora a executiva.
A partir do recebimento do livro, o time é incentivado a ler dois capítulos escolhidos para o encontro literário virtual. Feito isso, semanalmente, a executiva e os colaboradores ligam suas câmeras e, durante cerca de uma hora, discutem sobre as temáticas abordadas pela obra e como aquele conteúdo pode agregar no dia a dia profissional e pessoal. O projeto iniciou com “As cartas de Bezos – 14 princípios para crescer como a Amazon”, de Steve Anderson (Ed. Sextante). E, atualmente, está na agenda de leituras do time o livro “Liderando ao estilo Starbucks - cinco princípios que irão ajudá-lo a conectar-se com seus clientes; seus produtos e seus próprios funcionários”, de Joseph Michelli (DVS Editora).
A gestora global conta que o ‘Clube do Livro’ da equipe tem sido um sucesso. “Durante as reuniões, cada um comenta os pontos que mais chamaram a atenção a partir da leitura e dá um feedback sobre como aquele conhecimento pode impactar na sua vida e no dia a dia na rotina do marketing da S.I.N.”, conta Thaísa.
“Acredito que o livro é a melhor forma de gerar conhecimento – além de eficiente, é uma maneira altamente prazerosa de auxiliar no crescimento da equipe”, diz a gestora. “O time está super engajado e sinto que estamos superando essa fase, tão cheia de complexidades, da melhor forma”, continua. “Tem sido tão enriquecedor que pretendo manter o projeto como algo permanente, mesmo após o nosso retorno ao trabalho na empresa”, comemora.
Mesmo hoje, com a reabertura parcial ou integral de muitos escritórios, a equipe de Thaísa segue atuando a distância. “No nosso caso específico, está dando muito certo, e prefiro manter nossos colaboradores em segurança e lançar mão de ações como o Clube do Livro, para ajudá-los a manter a disposição e a produtividade até que tenhamos uma mudança de cenário, como a liberação de uma vacina, por exemplo”, diz.