CNMP lança plano nacional para combater incêndios florestais nesta quarta (18)
O plano é uma resposta ao aumento dos focos de incêndios por todo o país
Foto: Divulgação CNMP
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) elaborou o plano estratégico nacional de atuação dos ministérios públicos aos incêndios florestais e os impactos nesta quarta-feira (18). O plano é uma resposta ao aumento dos focos de incêndios por todo o país.
A iniciativa surgiu após intensos debates que reuniram 53 membros e coordenadores de diferentes unidades do Ministério Público no dia 11 de setembro. O plano tem o objetivo de proporcionar uma atuação coordenada por todo o país. O documento inclui práticas que deram resultado nos combates de estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo e Tocantins.
Além de ações preventivas, o documento também possui orientações para a recuperação ambiental com parcerias institucionais, novas tecnologias e fomento de uma cultura de fiscalização ambiental. O objetivo é proteger os biomas nacionais e reduzir o impacto na saúde dos brasileiros, principalmente em áreas vulneráveis como Pantanal, Amazônia e Cerrado. O documento também cita as possíveis causas de incêndios e apresenta um diagnóstico da atual.