CNU: Candidatos que não foram aprovados na fase de heteroidentificação receberão uma nova chance
Concurso Nacional Unificado cadastrou um total de 2.114.145 inscrições, com 6.640 vagas disponíveis
Foto: Pexels
Candidatos negros que fizeram o Concurso Nacional Unificado (CNU) e que não foram aprovados por não está de acordo à etapa de heteroidentificação terão uma nova oportunidade no próximo sábado (11) e domingo (12). Para verificar o dia, horário e local em que acontecerá nova avaliação, os interessados devem acessar a seção “Área do candidato” no site da Fundação Cesgranrio.
A etapa de heteroidentificação é essencial para garantir que os candidatos que se autodeclaram pretos ou pardos realmente tenham características físicas que tenham essas identidades. Essa medida tem como objetivo assegurar que as vagas reservadas sejam preenchidas por pessoas negras.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Cesgranrio acataram a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para voltar com o processo para 4.048 candidatos que não compareceram à avaliação em novembro de 2024. O MPF analisou que a ausência de muitos candidatos se deu em grande parte pela confusão gerada nas instruções que foram publicadas. A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) ganhou diversas queixas sobre a falta de clareza nas orientações referentes à convocação.
Em resposta, o MGI lançou um edital para comunicar sobre a reabertura do processo e entrou em contato com os convocados através da área do candidato e outros canais. O Concurso Nacional Unificado cadastrou um total de 2.114.145 inscrições, com 6.640 vagas disponíveis. O resultado final do certame está previsto para ser publicado no dia 11 de fevereiro.