Coelba flagra 350 ligações clandestinas por dia na Bahia em 2022
Energia recuperada poderia abastecer Salvador, Camaçari, Lauro e Conquista, juntas, por um mês
Foto: Divulgação
A Neoenergia Coelba identificou e removeu mais de 128 mil ligações irregulares em toda a Bahia em 2022. Em média, a distribuidora atuou em 350 situações por dia ou 15 por hora no ano passado. No total, foram recuperados 385 milhões de quilowatt/hora de energia, o que seria suficiente para abastecer todos os municípios de Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista, juntos, durante um mês.
No comparativo com o ano anterior, a quantidade de energia recuperada teve um aumento de 10%, estabelecendo um novo recorde na Bahia. Para alcançar o resultado, a distribuidora mobilizou cerca de mil profissionais, que realizaram mais de 285 mil inspeções em 2022. As ações de campo complementam o trabalho de inteligência da empresa, que vem investindo em novas tecnologias e equipamentos para aumentar a assertividade das operações.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Em 2022, a Neoenergia Coelba e as Polícias Civil e Militar realizaram 108 operações em conjunto, resultando na condução de 21 pessoas à delegacia. Os responsáveis pelas unidades flagradas com a fraude, mesmo que não estivessem no local no momento da inspeção, responderão a um inquérito policial.
Prejuízos e denúncias
A distribuidora reforça que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.
Por isso é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba (www.neoenergiacoelba.com.br) na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.