• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Colbert Martins entra com mandado de segurança contra o Governo da Bahia
Bahia

Colbert Martins entra com mandado de segurança contra o Governo da Bahia

Prefeito de Feira de Santana acionou a Justiça para receber mais doses de vacina contra Covid-19

Por Da Redação
Ás

Colbert Martins entra com mandado de segurança contra o Governo da Bahia

Foto: Divulgação

O prefeito de Feira de Santana, no centro norte baiano, Colbert Martins (MDB) entrou com um mandado de segurança contra o Governo do Estado para garantir o recebimento de vacinas contra a Covid 19. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (10), em uma postagem feita na internet. 

"Nós estamos com um índice de vacinação de 88%, recebemos 31.679 doses e aplicamos 27.978. Temos apenas 3.701 doses para aplicar. A vacinação está transcorrendo normalmente, agora para idosos de 79 anos ou mais", afirmou o prefeito. 

De acordo com Secretaria de Saúde do Estado, a cidade de Feira de Santana não utilizou 85% das doses enviadas e que, por isso,  de acordo com a Comissão Intergestores Bipartite da Bahia, não é possível o envio de novas doses.  Ainda na nota, a Sesab afirma que o acordo foi firmado entre todas as secretarias de saúde municipais.  

Confira a nota da Sesab

NOTA À IMPRENSA
 
A Comissão Intergestores Bipartite da Bahia – CIB, no uso das suas atribuições que lhe confere o inciso I do art. 14-A da Lei nº 8080 de 19 de setembro de 1990, e tendo em vista o quanto decidido na Reunião Extraordinária no 034/2021, do dia 9 de março de 2021, aprovou as recomendações aos prefeitos e secretários municipais de saúde para a vacinação contra a Covid-19 em sua primeira fase e determinou que a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) faça a dispensação da 7ª remessa de vacinas apenas para aqueles municípios que já tiverem administrado, no mínimo, 85% das doses recebidas (considerando o percentual de primeiras doses utilizadas, conforme registro no bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/ no dia 09/03/2021).
 
A CIB determinou ainda, que as doses de vacinas dos municípios não habilitados (com taxa de aplicação abaixo de 85%) terão a seguinte destinação: 50% serão encaminhadas para os municípios que administraram 90% ou mais, para evitar interrupção da vacinação, e 50% serão direcionados para o Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição - CEADI - para envio aos municípios à medida em que forem atingindo a meta de 85%.
 
O município de Feira de Santana está entre os 194 municípios baianos com taxa de aplicação da primeira dose abaixo de 85%, não estando, portanto, elegível para receber a nova remessa, conforme determinação da CIB. Até o dia 09/03, o município de Feira de Santana aplicou apenas 71,63% das doses recebidas. O sistema eletrônico de informação da vacinação é alimentado pelos próprios municípios, sendo estes responsáveis pelo envio dos dados consolidados.
 
Ressalta-se que essa medida foi pactuada entre os 417 secretários municipais de saúde da Bahia, incluindo a Capital e a Gestão Estadual, em reunião da CIB com a participação da representação municipal de Feira de Santana.
 
A CIB considera a medida necessária para reduzir a grande quantidade de doses ociosas de vacina que permanecem sem uso nos municípios e, dessa forma, ampliar a vacinação na Bahia, nos municípios mais eficientes. Destaca-se ainda que esta não é uma medida punitiva, mas sim um critério que visa dar maior eficiência na distribuição das vacinas que chegam no estado da Bahia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário