Brasil

Coletivo de judeus sai em defesa de Lula após fala sobre Holocausto

Entidade foi uma das poucas que foram na contramão de outras organizações judaicas, que criticaram o posicionamento do petista

Por Da Redação
Ás

Coletivo de judeus sai em defesa de Lula após fala sobre Holocausto

Foto: Agência Brasil

O Coletivo Vozes Judaicas por Libertação saiu em defesa do presidente Lula, após o chefe do Executivo ter comparado as ofensivas de Israel com o Holocausto praticado pela Alemanha nazista.

"A contradição do povo judaico ser ora vítima e agora algoz é palpável, tenebrosa e desalentadora. Lula externou o que está no imaginário de muitos de nós", afirma o texto. E segue: "Apoiamos as colocações do presidente Lula e cobramos que a radicalidade de suas palavras seja colocada em prática", segue.

Em nota, o coletivo ainda disse que "a comparação entre genocídios é sempre complicada" e que "há como estabelecer qualquer hierarquia", mas afirma que as falas do chefe do Executivo "são de grande importância".

"Se a criação e fundação de um Estado judaico foi uma medida de sobrevivência num mundo sitiado, ela logo se tornou um pesadelo. O Estado de Israel não trouxe emancipação verdadeira aos judeus pois a sua existência é mantida às custas da negação da autodeterminação dos palestinos", afirma ainda o grupo.

A entidade foi uma das poucas que foram na contramão de outras organizações judaicas, que criticaram o posicionamento do petista. A Confederação Israelita do Brasil (Conib) disse que o governo Lula "abandona a tradição de equilíbrio e a busca de diálogo da política externa brasileira". A Federação Israelita do Estado de São Paulo também lamentou a fala do presidente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.