Coletivo DUO Teatro celebra 13 anos com projeto de mediação cultural para jovens espectadores em Salvador
Projeto “Cabriola” busca democratizar o acesso à cultura e artes cênicas na cidade
Foto: Divulgação
O Coletivo DUO Teatro, em 2023, celebra 13 anos de fundação desde seu início em 2010. Ao longo deste ano, a companhia já circulou pelo interior da Bahia e apresentou uma nova montagem. Em uma iniciativa de ampliar suas ações de democratização do acesso à cultura e às artes, lança o projeto “Cabriola: Mediação Cultural Jovens Espectadores”, um pensamento-ação para as infâncias que trará, gratuitamente ao Teatro, estudantes e professores de Escolas Municipais de Salvador e instituições do terceiro setor para assistirem o espetáculo infanto-juvenil “Em Busca da Ilha Desconhecida”.
As apresentações estão programadas para os dias 27, 28, 29 e 30 de novembro, com sessões às 09h30 e 14h30, além de sessões especiais às 19h nos dias 28 e 30, a serem realizadas no Centro Cultural de Plataforma.
Após o espetáculo, será conduzida uma ação de Mediação Cultural, um bate-papo sobre o espetáculo e os aspectos técnicos do edifício teatral, como iluminação, cenografia e musicalidade. Saulus Castro, ator e diretor artístico do DUO, destaca que o projeto visa promover a experiência e formação de plateia para jovens espectadores na cidade de Salvador.
"Desenvolvemos outras ações além das apresentações, como mediações culturais e oficinas artísticas nas escolas, e ativações de acessibilidade para os mais diversos públicos com deficiências físicas, auditivas ou visuais", ressalta Castro.
O projeto “Cabriola” é um desafio no cotidiano do DUO, um salto de superação de barreiras socioeconômicas para ampliar o acesso a outras expressões artísticas e culturais para um público que normalmente não tem essa oportunidade.
Diretores e professores de escolas municipais interessados em levar seus estudantes para assistirem “Em Busca da Ilha Desconhecida” e participarem das oficinas podem entrar em contato com a equipe de mediação cultural do projeto, coordenada por Poliana Bicalho, por meio dos perfis no Instagram @coletivoduoeatro, @criaremediacoes, ou dos e-mails [email protected] e [email protected], ou pelo whatsapp 71 9275-1353.
Castro enfatiza que “Cabriola” pretende criar oportunidades para novos encontros entre arte e educação, ressaltando que "quaisquer mudanças desejadas para a sociedade não são possíveis sem a interligação dessas áreas e com esse público".