• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • Coletivo DUO Teatro celebra 13 anos com projeto de mediação cultural para jovens espectadores em Salvador
Cultura

Coletivo DUO Teatro celebra 13 anos com projeto de mediação cultural para jovens espectadores em Salvador

Projeto “Cabriola” busca democratizar o acesso à cultura e artes cênicas na cidade

Por Da Redação
Ás

Coletivo DUO Teatro celebra 13 anos com projeto de mediação cultural para jovens espectadores em Salvador

Foto: Divulgação

O Coletivo DUO Teatro, em 2023, celebra 13 anos de fundação desde seu início em 2010. Ao longo deste ano, a companhia já circulou pelo interior da Bahia e apresentou uma nova montagem. Em uma iniciativa de ampliar suas ações de democratização do acesso à cultura e às artes, lança o projeto “Cabriola: Mediação Cultural Jovens Espectadores”, um pensamento-ação para as infâncias que trará, gratuitamente ao Teatro, estudantes e professores de Escolas Municipais de Salvador e instituições do terceiro setor para assistirem o espetáculo infanto-juvenil “Em Busca da Ilha Desconhecida”.

As apresentações estão programadas para os dias 27, 28, 29 e 30 de novembro, com sessões às 09h30 e 14h30, além de sessões especiais às 19h nos dias 28 e 30, a serem realizadas no Centro Cultural de Plataforma.

Após o espetáculo, será conduzida uma ação de Mediação Cultural, um bate-papo sobre o espetáculo e os aspectos técnicos do edifício teatral, como iluminação, cenografia e musicalidade. Saulus Castro, ator e diretor artístico do DUO, destaca que o projeto visa promover a experiência e formação de plateia para jovens espectadores na cidade de Salvador.

"Desenvolvemos outras ações além das apresentações, como mediações culturais e oficinas artísticas nas escolas, e ativações de acessibilidade para os mais diversos públicos com deficiências físicas, auditivas ou visuais", ressalta Castro.

O projeto “Cabriola” é um desafio no cotidiano do DUO, um salto de superação de barreiras socioeconômicas para ampliar o acesso a outras expressões artísticas e culturais para um público que normalmente não tem essa oportunidade.

Diretores e professores de escolas municipais interessados em levar seus estudantes para assistirem “Em Busca da Ilha Desconhecida” e participarem das oficinas podem entrar em contato com a equipe de mediação cultural do projeto, coordenada por Poliana Bicalho, por meio dos perfis no Instagram @coletivoduoeatro, @criaremediacoes, ou dos e-mails ‎[email protected] e [email protected], ou pelo whatsapp 71 9275-1353.

Castro enfatiza que “Cabriola” pretende criar oportunidades para novos encontros entre arte e educação, ressaltando que "quaisquer mudanças desejadas para a sociedade não são possíveis sem a interligação dessas áreas e com esse público".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário