• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Colisão traseira é o tipo mais frequente de acidente atendido pela PRF na BR 324

Colisão traseira é o tipo mais frequente de acidente atendido pela PRF na BR 324

Confira as dicas para evitar as 'batidinhas de para-choques' durante o São João

Por Da Redação
Ás

Colisão traseira é o tipo mais frequente de acidente atendido pela PRF na BR 324

Foto: Divulgação

Um levantamento feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostra que em 2023, assim como nos anos anteriores, as colisões traseiras foram o tipo de sinistro mais frequente na BR-324, correspondendo a quase 38% (178) do total registrado de janeiro até dezembro (624). Nos primeiros cinco meses deste ano, já foram registrados 83 sinistros do tipo na rodovia.

Segundo a PRF, esse tipo de sinistro está relacionado ao comportamento imprudente do motorista de não guardar distância de segurança do veículo que transita a sua frente. A manutenção da distância segura é importante para que o condutor tenha tempo para reagir e possa realizar a frenagem quando necessário e evitar a possibilidade de ocorrer uma colisão traseira.

Os condutores devem tomar cuidado também com a distração ao volante, mudança repentina de faixa de forma indevida e travessia de pedestres, pois são causadoras de muitos sinistros.

A BR-324 é a principal rota de quem segue de Salvador em direção a diversas regiões do interior onde o São João é comemorado. Como este ano o feriado do Dia de São João cai em uma segunda-feira (24), existe a previsão de número expressivo de veículos e pessoas que sairão da capital baiana com destino aos lugares de festas do São João, o que exige da PRF e dos próprios viajantes cuidados redobrados para proporcionar a segurança de todos.

Confira algumas dicas 

Mantenha uma distância segura do veículo da frente. Uma boa distância permite que você tenha tempo de reagir e acionar os freios diante de uma situação de emergência e para que haja tempo também para que o veículo, uma vez freado, pare antes de colidir.

Uma regra simples que muitos não conhecem e que pode ajudar a evitar muitos acidentes e salvar vidas é a regra dos dois segundos. Em condições normais da pista e do clima, o tempo necessário para manter a distância segura é de, aproximadamente, dois segundos.

Essa distância, leva em consideração o trânsito dentro dos limites de velocidade estabelecidos, que é de 110 quilômetros por hora no máximo.

1. Escolha um ponto fixo à margem da via;

2. Quando o veículo que vai à sua frente passar pelo ponto fixo, comece a contar;

3. Conte dois segundos pausadamente. Uma maneira fácil é contar seis palavras em sequência “cinquenta e um, cinquenta e dois”.

4. A distância entre o seu veículo e o que vai à frente vai ser segura se o seu veículo passar pelo ponto fixo após a contagem de dois segundos.

5. Caso contrário, reduza a velocidade e faça nova contagem. Repita até estabelecer a distância segura.

Para veículos com mais de 6 metros de comprimento ou sob condições adversas como chuva e neblina, aumente o tempo de contagem: “cinquenta e um, cinquenta e dois, cinquenta e três” .

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário