• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Colômbia determina que candidatos à Presidência façam ao menos um debate presencial
Mundo

Colômbia determina que candidatos à Presidência façam ao menos um debate presencial

Segundo turno do pleito colombiano entre Gustavo Petro e Rodolfo Hernández acontece neste domingo (19)

Por Da Redação
Ás

Colômbia determina que candidatos à Presidência façam ao menos um debate presencial

Foto: Reprodução/Instagram @ingrodolfohernandez e @gustavopetrourrego

A Justiça da Colômbia determinou nesta quarta-feira (15) que os dois candidatos à Presidência do país realizem ao menos um debate transmitido por rádio e televisão antes das eleições. O segundo turno entre os candidatos acontece já neste domingo (19).

O Tribunal Superior de Bogotá aponta que a ausência do evento de campanha fere o direito cidadão de “participar da formação, exercício e controle do poder político“. Assim, ficou estabelecido um prazo 48 horas para que haja o debate entre o candidato da centro-esquerda, Gustavo Petro, e o da direita, Rodolfo Hernández.

A decisão ocorre após uma ação protocolada por um grupo de advogados que pedia a aceitação de Hernández aos encontros televisionados. Em maio, o candidato anunciou a ausência dos debates afirmando que se tratam de “dinâmicas polarizantes e de ódio”. 

O encontro deve ter ao menos 60 minutos de duração, sem contar intervalos, e precisa ser realizado até esta quinta-feira (16). A expectativa é de que o encontro seja transmitido pela RTVC, rede de televisão estatal do país. 

Petro, candidato da coalizão Pacto Histórico (“El Pacto Histórico”),afirmou estar “pronto” para o evento. “O tribunal ordenou o debate presidencial entre os candidatos. É um direito do povo”, completou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.