Com 10º aumento consecutivo, Copom eleva taxa Selic para 12,75% ao ano
Patamar é o maior atingido pela taxa básica de juros desde 2017
Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil
Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (4), elevar mais uma vez a taxa básica de juros, a Selic. Agora, o percentual vai de 11,75% para 12,75% ao ano, com alta de um ponto percentual.
A decisão configura o décimo consecutivo na taxa. Além disso, a Selic alcançou o maior nível desde janeiro de 2017, quando estava em 13%.
A alta da taxa básica de juros já era esperada pelo mercado financeiro. Segundo o último Boletim Focus, a previsão era de encerrar 2022 aos 13,25%.
O aumento tenta conter o movimento de alta de preços registrado nos últimos meses, já que esta é a única maneira do Copom de controlar a inflação.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), por sua vez, acelerou para 1,62% em março, após alta de 1,01% em fevereiro.
Em nota, o Copom afirmou que é “provável" que a alta se mantenha até a próxima reunião, prevista para junho, mas em “menor magnitude”.
“O Comitê nota que a elevada incerteza da atual conjuntura, além do estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos ainda por serem observados, demandam cautela adicional em sua atuação”, afirmou. Ainda na nota, o colegiado afirma que a Selic em 12,75% “reflete a incerteza ao redor de seus cenários e um balanço de riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação prospectiva”. O processo de aumento da taxa segue de forma consecutiva desde março de 2021.