Economia

Com 8º aumento consecutivo, Copom eleva taxa Selic para 10,75%

Taxa básica de juros subiu novamente para dois dígitos após quatro anos

Por Da Redação
Ás

Com 8º aumento consecutivo, Copom eleva taxa Selic para 10,75%

Foto: Agência Brasil

Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (02), aumentar pela oitava vez consecutiva a taxa Selic, agora para 10,75% ao ano, com alta de 1,5 ponto percentual. O valor anterior era de 9,25% ao ano. Agora, a Selic voltou ao patamar de dois dígitos pela primeira vez desde julho de 2017, quando era de 10,25% ao ano.

Além disso, analistas do mercado financeiro projetam que a taxa básica de juros deve voltar a subir em março, indo para 11,75% ao ano. A expectativa é que após este aumento, ela permaneça no patamar até o fim do ano.

O aumento da taxa básica de juros é o principal instrumento do Banco Central para enfrentar a inflação. Então, os aumentos consecutivos refletem a tentativa do Copom de conter a alta de preços no país. 

Em 2021, a inflação encerrou com o maior índice desde 2015, aos 10,06%. Em 2022, a previsão é que a inflação seja acima dos 5%. 

Uma das consequências da elevação da Selic é o empréstimo bancário com juros mais altos. Em 2021, o aumento do juro bancário foi o maior registrado em seis anos. Isso influencia para que o consumo da população e os investimentos produtivos sejam menores, afetando o Produto Interno Bruto (PIB), o emprego e a renda dos brasileiros. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário